EFEITO DA PULVERIZAÇÃO FOLIAR DE NUTRIENTES NO MANEJO FITOSSANITÁRIO E NA PRODUTIVIDADE DE CEBOLA
Manejo fitossanitário e produtividade de cebola
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v18i1.5674Resumo
A aplicação foliar de nutrientes é prática comum entre os agricultores no manejo de cebola. Porém, são necessárias informações sobre efeitos no manejo fitossanitário e rendimento da cultura. Diante disso um estudo foi conduzido na Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC, nos anos de 2015, 2016 e 2017. No ano de 2015 os tratamentos foram 1) sulfato de zinco 1% (ZN), 2) ZN + cloreto de potássio 0,5% (KCL), 3) KCL e 4) testemunha sem aplicação. Nos anos de 2016 e 2017, os tratamentos foram sulfato de zinco 0,5% (ZN), ácido bórico 0,25% (B), sulfato de manganês 0,5% (MN), sulfato de potássio 0,25% (K), nas seguintes composições: 1) ZN + B + MN + K, 2) ZN + B +MN, 3) ZN +B, 4) ZN + MN, 5) ZN + K, 6) ZN, 7) testemunha sem aplicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação foliar de nutrientes no manejo fitossanitário, produtividade e rendimento pós-colheita de cebola. A incidência de tripes, a nota para severidade e a área foliar lesionada por míldio, produtividade total e rendimento pós-colheita, não foram influenciadas pelos tratamentos. A produtividade comercial pode ser reduzida para os tratamentos com zinco em associação com boro, manganês e potássio. A absorção foliar de nutrientes foi significativa apenas para zinco e manganês de acordo com o ano agrícola, e não foi alterada para boro e potássio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.