APLICAÇÃO DE CIPERMETRINA EM SOLO PARA A AVALIAÇÃO DA REPRODUÇÃO E COMPORTAMENTO DE MINHOCAS Eisenia andrei
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.5811Palavras-chave:
Ecotoxicologia; Minhocas; Piretróide; Solo natural.Resumo
Avaliar a toxicidade de cipermetrina para organismos não-alvo é uma maneira de entender os efeitos do fármaco no ambiente e desta forma identificar alternativas para o uso mais consciente dele. Esse tipo de avaliação pode ser realizada através de uma ferramenta chamada ecotoxicologia, a qual visa expor organismos ao contaminante e identificar efeitos deletérios. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar do comportamento e reprodução de minhocas Eisenia andrei quando expostas a doses crescentes do medicamento veterinário com seu princípio ativo a base de cipermetrina. O solo utilizado foi Latossolo Vermelho distroférrico contaminado com 0; 1,5; 3 e 6 mg kg-1 de cipermetrina, cada dose foi composta por cinco repetições, sendo os tratamentos distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. Os resultados obtidos demostram que a cipermetrina aplicada até a dose de 6 mg kg-1 no solo não provoca letalidade aos organismos, no entanto, a aplicação de doses de 3 mg kg-1 foi capaz de provocar a redução na taxa de reprodução e, também, induzir a fuga dos organismos dos solos contaminados. Conclui-que há risco ambiental para o solo em função da elevada toxicidade de cipermetrina, sendo necessário seu controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.