A INTRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO TUCUNARÉ-AZUL E DO TAMBAQUI NO PANTANAL CORUMBAENSE
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.6008Palavras-chave:
Peixes amazônicos. Rio Paraguai. Invasão.Resumo
O Pantanal possui características únicas, porém similares à Bacia Amazônica, principalmente no que tange os ciclos de cheias em ambas as regiões. Tais semelhanças permitiram que espécies de peixes introduzidas como o tucunaré-azul (Cichla piquiti) e o tambaqui (Colossoma macropomum) se desenvolvessem na região pantaneira após escape de tanques, escavados na década de 1980. Neste sentido, foi realizada a averiguação da ocorrência de tais espécies nos principais pontos de pesca, no rio Paraguai, partindo da cidade de Corumbá, na planície pantaneira. Nos pontos analisados, foi feita pesca de exemplares com a utilização de apetrechos de pesca permitidos pela legislação vigente para a pesca amadora, considerando o esforço de pesca de oito horas por dia de campanha amostral, totalizando sete campanhas e 56 horas de esforço amostral entre 2018 e 2019. Os resultados apontam que o tucunaré já se encontra amplamente espalhado na planície pantaneira, já o tambaqui ainda se mantém restrito à algumas baías. Sendo assim, é necessário que haja um monitoramento das espécies e estudos comportamentais desses espécimes para compreender e mitigar os impactos da sua introdução em tão importante planície.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.