REVISÃO INTEGRATIVA APLICADA A LEVANTAMENTOS ETNOBOTÂNICOS DE PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.6365Palavras-chave:
Biomas. Conhecimento tradicional. Etnofarmacologia. Plantas bioativas.Resumo
Objetivamos neste estudo identificar os principais aspectos relacionados aos levantamentos etnobotânicos de plantas medicinais. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma revisão integrativa com artigos científicos produzidos no Brasil, no período de 2010 a 2019. Foi verificado que entre os anos de 2014 e 2017 foram realizadas a maioria das investigações etnobotânicas (64,7%), e que estes trabalhos foram desenvolvidos predominantemente na região Nordeste (38,2%). Foi observado ainda, que o bioma mais estudado foi a Mata Atlântica (32%), seguido da Caatinga (26,5%) e as famílias de maior predominância foram, Asteraceae, Fabaceae e Lamiaceae. As folhas foram as partes das plantas mais usadas, e estas foram principalmente empregadas nos modos de preparo por infusão e decocção (16 e 13 citações, respectivamente). Os usos populares de plantas medicinais mais descritos estão relacionados aos tratamentos de afecções digestivas e respiratórias, seguidos de combates à inflamação e utilizadas como cicatrizantes. Estudos de revisão integrativa sobre levantamentos etnobotânicos de plantas medicinais são de grande valia para o resgate do conhecimento tradicional, para a bioprospecção racional da flora, e ainda, para ações de preservação ambiental nos diferentes biomas brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.