COMÉRCIO E USO DE PIMENTEIRAS (Capsicum spp., SOLANACEAE) NO MUNICÍPIO DE FLORIANO (PI)
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.6435Palavras-chave:
Agrobiodiversidade., Capsicum annuum. , Capsicum frutescens. , Conservação de recursos vegetais.Resumo
Os recursos genéticos vegetais correspondem às plantas cultivadas e silvestres que possuem valor de utilização real ou potencial. São exemplos desses recursos a batata inglesa, o tomate, a berinjela, e também as pimentas e pimentões do gênero Capsicum. Considerando a importância e a utilização de pimenteiras, o presente trabalho teve por objetivo averiguar o uso de recursos vegetais de Capsicum spp. pela comunidade de Floriano, Piauí, bem como a identificação das pimenteiras mais cultivadas e comercializadas no município em questão. O estudo foi realizado no município de Floriano no estado do Piauí, onde agricultores e varejistas bem como não agricultores e não varejistas foram convidados a participar da entrevista. As pimenteiras mais cultivadas são: pimenta de cheiro, pimenta malagueta e pimentão verde, respectivamente. Já as mais comercializadas são: pimentão-verde, pimenta-de-cheiro e a pimenta-malagueta, respectivamente. Esses mesmos tipos de pimenteiras citadas anteriormente foram também os mais utilizados na culinária, em forma de molhos e conservas e para fins medicinais. A grande demanda por pimenteiras na região indica a importância em investir no cultivo dessas hortaliças, bem como em possíveis programas de melhoramento genético, priorizando as pimenteiras que são mais utilizadas localmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.