ACTIVATION OF TERMITE FECES WITH DIFFERENT CHEMICAL REAGENTS AND THEIR EFFECTS ON NORFLOXACIN ADSORPTION PROPERTIES
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v19i1.6653Palavras-chave:
Adsorvente de baixo custo. Material carbonáceo. Antibióticos.Resumo
Os antibióticos são substâncias classificadas como contaminantes emergentes e são uma preocupação constante devido aos efeitos deletério, ao meio ambiente e ao ser humano, principalmente pelo desenvolvimento de microrganismos resistentes aos antibióticos. A tecnologia atual de tratamento de águas residuais não pode remover antibióticos de esgoto de maneira eficiente e, portanto, novas tecnologias de baixo custo são necessárias. Neste trabalho, foi utilizado um material carbonáceo, preparado com fezes de cupim quimicamente ativado, como adsorvente de baixo custo, para remoção do antibiotico norfloxacina (NOR) presente em meio aquoso. As fezes de cupins foram tratadas com Na2CO3 H3PO4 e NaOH, 1 M, 24 h e 100 ° C para ativação química e depois lavadas com água destilada. Os experimentos forma feitos em sistema de batelada, para estudar a influência do tipo de adsorvente, pH, tempo de contato, temperatura e concentração inicial de NOR. Para o estudo de sorção, vários parâmetros foram otimizados (pH, temperatura, tempo de contato) e os dados foram ajustados às isotermas de Langmuir, Freundlich e Sips para demonstrar o mecanismo de sorção. Os dados cinéticos foram analisados por equações de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem. Os adsorventes têm uma área de superfície específica entre 61 e 2433 m2/g e um ponto de carga zero entre 7,4 e 10,1, dependendo do agente ativante. O melhor ajuste para as isotermas Sips sugeriu um modelo de adsorção do tipo monocamada, e a capacidade máxima de adsorção do adsorvente foi de 111 mg/g para o adsorvente preparado com fezes de cupim ativada com H3PO4 (TFPO4) e 169 mg/g para o para o adsorvente preparado com fezes de cupim ativada com NaOH (TFOH). Os resultados indicam que o modelo de pseudo-segunda ordem explica a cinética de adsorção de forma mais eficaz, com r2 na faixa de 0,961 e 999. Os resultados apresentados neste trabalho mostraram que o que os materiais carbonáceos, quimicamente ativados, como adsorventes de baixo custo, para a remoção da norfloxacina presente em sistemas aquosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.