DO HIPPIE AO CHIQUE: OS SIGNOS PRESENTES NO CONSUMO DE CESTAS DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.7101Palavras-chave:
Empresarização. Consumo. Alimentos orgânicos.Resumo
Partindo da ideia que o mundo que se vive é organizado por e para as empresas e que a chamada empresarização do mundo vem impactando as relações de consumo do indivíduo e as modificando, o objetivo deste estudo é analisar os signos presentes no consumo de cestas alimentos orgânicos com entrega/delivery na cidade de Pelotas/RS. Para tanto, foram analisadas duas empresas que comercializam cestas de alimentos orgânicos com o serviço de entrega/delivery e, além disso, foram entrevistados seis clientes/consumidores dessas organizações, com o intuito de evidenciar os signos da oferta e da demanda. Os resultados da pesquisa sinalizam que mais do que interessados que nutrir o corpo e alimentar-se, estes consumidores, segundo os dados levantados, estão em busca justamente dos signos comercializados pelas empresas, que são: diferenciação; escassez; saúde e bem-estar; cuidado e autocuidado; carinho e afeto; consciência ambiental; mudança; confiança e procedência; apelo visual; conforto; felicidade; e o tempo de vida que, ao que parece, é o mais importante dos signos identificados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.