ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE Eisenia andrei COMO INDICADORA DA QUALIDADE DE SOLOS ADUBADOS COM DIFERENTES DOSES DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.7154Palavras-chave:
Minhocas. Efluentes suínos. Biofertilizantes.Resumo
Os dejetos líquidos de suínos (DLS) são utilizados como fonte de fertilizante para o solo e, em muitos casos, as dosagens superam a recomendação máxima de 50 m³ ha-1 ano-1. Nesse sentido, objetivou-se analisar o comportamento de minhocas Eisenia andrei como indicadoras da qualidade de solos adubados com diferentes doses de DLS. Para tanto, foram caracterizadas as amostras de solo e de DLS empregadas no experimento e avaliadas oito dosagens de DLS em solo, equivalentes a: 25, 50, 75, 100, 125, 150, 175 e 200 m³ ha-1. O teste de fuga seguiu a norma ISO 17512-1/2011. Como resultados, verificou-se elevada concentração de matéria orgânica no solo de mato nativo, bem como elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes nos DLS. Pelo teste de comportamento das minhocas, observou-se a preferência dos indivíduos pelos ambientes com aplicação de DLS, exceto para a dosagem de 175 m³ ha-1, que apresentou menor percentual (43%) de minhocas no solo teste. Verificou-se, ainda, que nas dosagens superiores a 125 m³ ha-1 houve redução do número de minhocas com preferência pelos solos com DLS, sugerindo a presença de substâncias químicas passíveis de ocasionar efeitos adversos aos organismos testes e, desta forma, interferindo na sua função de habitat.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.