IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DO RIO GURGUÉIA NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO GURGUÉIA – PI
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.7427Palavras-chave:
Supressão da vegetação. Degradação do solo. Medidas mitigadorasResumo
O crescimento populacional ocasionou inúmeros problemas ao meio ambiente, intensificada pela superexploração dos recursos naturais de forma desordenada. O objetivo da pesquisa foi identificar os impactos ambientais na Área de Preservação Permanente (APP) do rio e propor medidas mitigadoras. A pesquisa foi realizada no perímetro urbano de São Gonçalo do Gurguéia – PI às margens do rio Gurguéia. O método para a avaliação dos impactos ambientais foi a Matriz de avaliação de impactos derivada de Leopold. Neste, os impactos ambientais foram identificados mediante visita in loco para obtenção dos dados, percorrendo as margens do rio. A maioria dos impactos identificados na APP foram classificados como de caráter negativo, sendo estes relacionados aos aspectos ambientais: disposição de resíduos sólidos diversos, lançamento de efluentes domésticos, ausência de canais de escoamento de águas pluviais, supressão da vegetação. Estudos relatam que a cobertura vegetal possui papel relevante por auxiliar na redução dos impactos ambientais. O diagnóstico permitiu constatar que a área se encontra em estágio de degradação ambiental devido aos impactos que afetam o meio físico, biótico e antrópico. Com isso, é possível propor medidas mitigadoras para serem adotadas pelos órgãos competentes para a adoção de ações preventivas e corretivas para a recuperação da APP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.