PREDAÇÃO DE LOUVA-DEUS (MANTODEA) PELA VESPA SOCIAL Polistes cinerascens SAUSSURE, 1854 (HYMENOPTERA)
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v20i1.7493Palavras-chave:
Polistinae, Ecologia, DietaResumo
Vespas sociais (Hymenoptera) desempenham importantes papéis nos ecossistemas terrestres, incluindo relações tróficas, nas quais são predadoras de diferentes táxons, entretanto, não há informações sobre alimentação de muitas espécies. Nesse aspecto, o objetivo deste estudo é relatar a predação de um Mantodea adulto pela vespa social Polistes cinerascens, registrado no Parque Estadual da Serra do Papagaio, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, ao acaso em 13 de outubro de 2014 no sudeste brasileiro. O comportamento descrito é similar ao de outras espécies de Polistes quando predam presas grandes, às vezes até maiores que a vespa social. Considerando que vespas sociais são vistas como predadoras generalistas, e pelo fato da maioria dos estudos de predação focarem em áreas agrícolas, o evento aqui apresentado pode ser frequente em ambientes naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.