Aplicação de óleos essenciais em alimentos: uma revisão sobre desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v21i1.7740Palavras-chave:
Antimicrobiano. Encapsulação. Metabólitos secundários.Resumo
Os óleos essenciais são uma importante fonte de compostos bioativos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas que demonstram potencial para atuarem como aditivos naturais em alimentos. São metabólitos secundários de plantas constituídos principalmente de terpenos e fenilpropanoides. Esses óleos são insolúveis em água, voláteis e possuem odor forte e característico. Porém, essas características podem afetar a incorporação desses óleos nos alimentos. Atualmente os óleos essenciais vêm sendo estudados com diversas alternativas de utilização em nanoemulsões, nanocápsulas, nano e micropartículas poliméricas. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre os óleos essenciais e suas funcionalidades na área alimentícia. Para realizar a pesquisa foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: óleo essencial em alimentos, atividades antimicrobiana e antioxidante e métodos de encapsulamento disponíveis nos bancos digitais. Resultando na importância da utilização destes óleos nas indústrias de carnes, lácteos e outras, considerando que o mesmo pode ser empregado como alternativa aos aditivos tradicionais. O uso de tecnologias de encapsulação tende a auxiliar na estabilização dos óleos, reduzindo os impactos organolépticos nos alimentos, assim como, a liberação de seus constituintes (metabólitos secundários), favorecendo as suas potencialidades e aumentando a vida útil dos produtos alimentícios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.