PULGÕES (HEMIPTERA, APHIDIDAE) PARASITADOS COMO RECURSO ALIMENTAR PARA VESPAS SOCIAIS (HYMENOPTERA, VESPIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v21i1.7860Palavras-chave:
Dieta, Predação, PercevejoResumo
O controle biológico do pulgão Brevicoryne brassicae (Linnaeus, 1758) (Hemiptera, Aphididae), pode ser realizado por predadores, como as vespas sociais, que se alimentam de diferentes pragas agrícolas, todavia, existem poucos relatos de predação de pulgões por vespídeos. A partir disso, o objetivo do presente trabalho foi relatar a ocorrência de B. brassicae parasitado por fungos e mumificado por vespa parasitoide como recurso alimentar para as vespas sociais. Os registros foram casuais durante o inverno de 2019, em cultura de couve no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil. Foram registrados 14 eventos comportamentais de vespas sociais em que B. brassicae foi utilizada como recurso alimentar. Esse relato casual acrescenta informações sobre o uso de afídeos parasitados na dieta de vespas sociais, comportamento que pode ser recorrente ou casual, portanto, recomenda-se mais estudos para avaliar se os afídeos parasitados podem compreender um recurso alimentar para vespas sociais nos períodos de inverno, e avaliar sua utilização em programas de controle biológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acta Ambiental Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.