Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Grifos (ISSN 2175-0157) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). 

A Grifos aceita artigos de doutorandos e mestres, desde que com autoria de doutores. Mestrandos podem submeter textos na condição de coautores. 

Destina-se à divulgação de estudos de natureza multidisciplinar (estudos empíricos, históricos, teóricos e conceituais, relatos de experiência profissional, revisões críticas da literatura e resenhas) vinculados às áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que apresentem interface com as linhas de pesquisa do Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais a saber:

Linha 1: Políticas Públicas e Desenvolvimento - Essa linha visa reunir investigações e propostas de intervenção que têm origem na atuação do Estado e de diferentes níveis de governo, na interlocução com a sociedade, relativas ao planejamento, gestão ou governança, que se apresentam sob formas institucionais de funcionamento e ação, para formulação, execução e avaliação de políticas públicas, tendo em vista seus efeitos no desenvolvimento.

Linha 2: Dinâmicas Regionais e Transformação Social - Essa linha está voltada para estudo e intervenção na diversidade de dinâmicas regionais e locais, produzidas por um amplo espectro de atores envolvidos nas transformações econômicas, socioambiental, culturais e subjetivas na região. São focados processos de mobilização, movimentos e participação social, formas de organizações comunitárias e de grupos tradicionalmente excluídos, questões rurais concernentes à vida no campo e à sucessão familiar na agricultura, questões urbanas ligadas à segurança e uso de tecnologias com suas consequências para a vida, bem como a luta pelos direitos sociais e o direito à cidade.

O conteúdo da Grifos direciona-se, especialmente, aos gestores e planejadores públicos e privados, aos pesquisadores e professores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, às lideranças sociais, políticas e econômicas, no entanto, aberta a todo o público leitor com interesse nas temáticas em questão.

Processo de Avaliação pelos Pares

- Os trabalhos são submetidos exclusivamente on-line na página da Grifos: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/

- É realizada uma verificação do atendimento aos critérios de formato pela Coordenação editorial, que pode implicar a não aceitação da submissão ou o pedido de alterações.

- A Coordenação editorial realiza uma avaliação prévia da contribuição, verificando a adequação às políticas editoriais e às áreas do conhecimento de abrangência da Grifos (desk review).

- A Coordenação editorial realiza procedimentos para identificação de possíveis plágios aos trabalhos submetidos à Revista Grifos.

- Uma vez admitida nesta etapa, a contribuição é enviada a dois pareceristas ad hoc especialistas na área (double-blind review). A Revista Grifos prioriza pareceristas externos a Unochapecó. 

- Os pareceristas ad hoc fazem a avaliação da contribuição e enviam seus pareceres a Coordenação editorial

- Com base nos pareceres, a Coordenação editorial comunica aos autores o status da avaliação, que pode implicar a aprovação, a rejeição ou a necessidade de ajustes de conteúdo, a serem analisados em nova rodada.

- Uma vez atendidos todos os ajustes solicitados, a Coordenação editorial realiza a verificação final da contribuição e seleciona as que serão publicadas na próxima edição da Grifos, levando em consideração aspectos de homogeneidade e/ou heterogeneidade dos temas e a vinculação institucional dos autores.

- As contribuições selecionadas passam por leitura de prova (proofreading) e diagramação.

- A versão final é enviada ao autor para conferência antes da publicação, com prazo de resposta expresso.

- O conjunto de contribuições selecionadas é então publicado no endereço eletrônico da Grifos.

- Todos os artigos publicados pela Revista Grifos são identificados na plataforma Digital Object Identifier (DOI);

Diretrizes de Avaliação

As orientações para julgamento e parecer das submissões que lhe forem designadas devem levar em consideração as seguintes Diretrizes de Avaliação:

1. Clareza de redação, fluidez da leitura e compatibilidade com um documento científico;

2. Atualidade e adequação da base teórico-conceitual;

3. Clareza e alinhamento do objeto de estudo ao foco e escopo da revista;

4. Objetivos claramente explicitados e alinhados no resumo, introdução e conclusão;

5. Percurso metodológico bem explicado e adequado aos propósitos do artigo;

6. Boa apresentação e discussão dos resultados, dialogando com a base teórico-conceitual;

7. Conclusões concisas e compatíveis com a metodologia empregada e com os resultados do trabalho;

8. Originalidade e contribuição do artigo para a área de conhecimento.

Periodicidade

Peridiocidade semestral até o ano de 2019. A partir de 2020 a periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece Acesso Livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Direitos Autorais.

- O (os) autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico  concedem na cessão de direitos autorais de publicação na revista científica, caso sejam aprovados para publicação.

- O (s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação.

- Os autores não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) na revista. 

Licença - Creative Commons

A Revista Grifos está licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-  BY - NC - ND

( https://creativecommons.org/licenses ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Responsabilidade pelo conteúdo

O conteúdo dos artigos submetidos são de integral e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as ideias, opiniões e/ou conceitos dos Editores da revista. A veracidade das informações, autoria (lista e ordem), a exatidão, adequação, procedência e validade das citações também são de responsabilidade integral e exclusiva dos autores. Os autores ficam cientes ainda de que responderão civil e criminalmente por qualquer reclamação quanto ao conteúdo e desrespeito às políticas de privacidade e publicação, bem como na hipótese de ocorrência de plágio.

Diretrizes de Conduta Ética / Ethical Conduct Guidelines

A Revista Grifos, bem como seus editores seguem as diretrizes estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE https://publicationethics.org) quanto aos príncipios de Conduta Ética.

- Independência editorial na declaração: As decisões editoriais devem se basear na qualidade das submissões e adequada revisão por pares, e não em qualquer política,
influências financeiras ou pessoais.

- Gerenciamento Permanente: A Revista Grifos dispoõe de mecanismos e infraestrutura necessária para que os serviços editoriais garantam eficiência em publicação a partir da concepção de um periódico independente.

- Edição ética: A escolha dos editores e da equipe de apoio administrativo seguem críterios que respeitem as diretrizes de conduta ética.

- Informações no site: A Revista Grifos disponibiliza em seu site todas as informações sobre as normas, regras de submissão, avaliação e publicação.

Orientações Gerais:

Plágio 
Os artigos submetidos passarão por verificação de possível plágio por meio do software Crossref Similarity Check

Autoria

Não é pertido inserir nomes de pessoas que não contribuíram efetivamente para o artigo.
Todos os autores devem ter ciência da submissão do mesmo;

CONFLITO DE INTERESSES

A Revista Grifos considera que quando um autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal/financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses.

FRAUDE NA PESQUISA

É expressamente proíbido a inserção de dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.

 Informações detalhadas sobre nossas diretrizes de conduta ética podem ser consultadas em:

https://publicationethics.org/

 Ethical Conduct Guidelines

Grifos Magazine, as well as its editors, follow the guidelines established by the Committee on Publication Ethics (Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE https://publicationethics.org) regarding the principles of Ethical Conduct.

- Editorial independence in the declaration: Editorial decisions must be based on the quality of submissions and appropriate peer review, and not on any policy,
financial or personal influences.

- Permanent Management: Grifos Magazine has the mechanisms and infrastructure necessary for editorial services to guarantee efficiency in publication based on the design of an independent journal.

- Ethical editing: The choice of editors and the administrative support team follows criteria that respect ethical conduct guidelines.

- Information on the website: Revista Grifos makes available on its website all information about the rules, rules for submission, evaluation and publication.

General orientations:

Plagiarism
The submitted articles will be checked for possible plagiarism using the Crossref Similarity Check software.

Authorship

It is not appropriate to insert names of people who have not contributed effectively to the article.
All authors must be aware of its submission;

CONFLICT OF INTERESTS

Grifos Magazine considers that when an author, editor or reviewer has a personal / financial interest or belief that may affect their objectivity or inappropriately influence their actions, there is a conflict of interest.

RESEARCH FRAUD

It is strictly forbidden to insert data or conclusions that were not generated by experiments or observations, but by invention or manipulation of data.

 Detailed information about our ethical conduct guidelines can be found at:

https://publicationethics.org/

 Indexadores

- Aura;

- Crossref;

- Diadorim;

- DOAJ - Directory of Open Access Journals;

- DORA;

- DOI;

- Google Acadêmico;

- ICAP - Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos;

- Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

- LiVre - Periódicos de Livre Acesso;

- Portal de Periódicos Capes;

- Portal Oasisbr -  Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto;

- REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal;

- REDID - Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico;

- Sherpa Romeo;

- Sumários;

- WordCat.

Informações do periódico

Periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais/Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Unochapecó. A partir do ano de 2020 sua periodização será quadrimestral, sendo suas edições publicadas nos meses de Abril, Agosto e Dezembro.

Classificação Qualis: B1 na Área Interdisciplinar, B5 no Planejamento urbano e regional e demografia e B4 na História. 

Histórico

A Revista Grifos possui uma história de longa data e relevância, se formos considerar a diversidade temática e institucional de autores que têm publicado neste periódico a partir dos anos 90, o que o caracteriza em seu foco e escopo até o presente momento como de natureza multidisciplinar. Nesta década, se denominava enquanto uma Revista de divulgação científica e cultural da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Chapecó, já constituída por Comissão Científica interna e Conselho Editorial externo formado por pesquisadores de diferentes instituições do País (UFRJ, UERJ, UFPR, UFSC, PUC- RS, UMESP, FURB, UFCE, UFSCar, UNICAMP/CERU). Parte desses membros permanece neste Conselho Editorial até o presente momento. O mérito dessa configuração e história deve ser atribuído à condução editorial da Profa Arlene Anélia Renk que esteve como responsável pelo periódico até 2012. Desde os anos 90, o periódico além da preocupação com a diversidade temática, sempre esteve atento a critérios de indexação e orientações básicas para a organização e apresentação dos artigos no que diz respeito às normas de publicação. A partir dos anos 2000, ainda em sua versão impressa, passa a contar também com o acompanhamento do Conselho Editorial da Editora Argos e com a ampliação e qualificação a partir de indexadores tais como Data índice (IUPERJ), Ciências Humanas e Sociais (FURB) e Coordenadoria Geral de Bibliotecas (IBICT/CCN/UNESP). Busca diversificar a origem institucional dos autores, em um movimento voltado para a exogenia, expressa na publicação de dossiês temáticos e artigos de temática livre orientados por abordagens interdisciplinares que em sua diversidade e rigor teórico-metodológico extrapolam lócus de investigação específicos. A partir de 2007, configura-se como periódico semestral publicado online. Os periódicos institucionais da Unochapecó contam com um Sistema de Publicação Eletrônica, tendo como base o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS), sistema de código aberto para administração e publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuído gratuitamente pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License. Assim como os demais periódicos nacionais, contempla em seu sistema, padrões que caracterizam as publicações dessa natureza tais como: Políticas (Foco e Escopo, Políticas de Seção, Processo de Avaliação por Pares, Periodicidade, Política de Acesso Livre, Arquivamento) e Submissões (Submissões Online, Diretrizes para Autores, Declaração de Direito Autoral e Política de Privacidade). A partir do segundo semestre de 2012, passou a constituir periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó.