PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL ENTRE BENEFICIÁRIOS DO PRONAF B NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

  • Maria Odete Alves Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB) http://orcid.org/0000-0002-8775-2226
  • Maria de Fátima Vidal Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
  • Iracy Soares Ribeiro Maciel Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
  • Alysson Inácio De Oliveira Universidade de Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i51.5608

Palavras-chave:

Agricultura familiar. Pronaf B. Semiárido. Meios de produção. Diferenciação.

Resumo

Este artigo estudou os beneficiários do Pronaf B no Semiárido brasileiro. O objetivo foi conhecer as condições materiais de produção e as estratégias adotadas para a reprodução social do grupo familiar. Partiu-se do pressuposto de que existe uma diversidade significativa de modos e bases materiais de produção e conhecimento entre agricultores. As estratégias de produção e reprodução que elaboram é função dessas bases e de sua interação com os meios socioeconômico e agroecológico. Utilizaram-se dados de uma base de pesquisa de campo do BNB realizada entre clientes do Pronaf em 2012, com o uso de questionários semiestruturados. Adotou-se o recorte para Pronaf B no Semiárido, que contempla 445 questionários dos 3.000 aplicados. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados tem boa capacidade de leitura, dispõe de moradias próprias e acesso a redes de abastecimento de água e energia elétrica. Mas a indisponibilidade de terras e de outros capitais físicos, associada às condições agroecológicas do semiárido, inviabilizam a produção em maior escala que, por sua vez, dificulta ou torna inadequado o uso de determinados equipamentos e implementos agrícolas, além de algumas práticas ou tecnologias. Para superar as limitações, elaboram estratégias de uso de terras em parceria, arrendamento e cessão, diversificação da produção, consórcio entre culturas, pluriatividade dentro e fora da unidade familiar, acesso ao crédito e prioridade a mercados de proximidade.

Biografia do Autor

Maria Odete Alves, Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) / Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil S/A. Compõe os grupos de pesquisadores da Rede Clima e do Laboratório de Estudos Aplicados em Desenvolvimento Regional do Semiárido - LEADERS (UFC-Cariri). Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Rural Sustentável com ênfase no Seimárido Nordestino e nos temas Agricultura Familiar, Pluriatividade e Recursos Comuns. 

Maria de Fátima Vidal, Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é pesquisadora do Escritório de Estudos Economicos do Nordeste (ETENE) - Banco do Nordeste do Brasil S/A. , atuando principalmente na área de estudos setoriais.

Iracy Soares Ribeiro Maciel, Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

Pedagoga, mestra em avaliação de políticas públicas e pesquisadora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Alysson Inácio De Oliveira, Universidade de Fortaleza.

Graduando em ciências econômicas, bolsista de nível superior do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene)/Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê: PRONAF 25 anos: Histórico, transformações e tendências.