ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA EM COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DEDICADAS A EXPORTAÇÃO DE CAFÉ NO MUNICÍPIO DE SAN IGNACIO/PERU
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v34i62.7459Palabras clave:
Cooperativismo e associativismo. Produção de café. Economia dos Custos de Transação. Estruturas de governança. San Ignacio/Peru.Resumen
Utilizando o aporte teórico da Teoria dos Custos de Transação (ECT), este artigo tem como objetivo analisar as transações e estruturas de governança adotadas pelas organizações de cafeicultores dedicadas a exportação de cafés no município de San Ignacio/Peru. A pesquisa foi realizada entre janeiro e novembro de 2020. Participaram da pesquisa oito cooperativas e quatro associações de cafeicultores. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo por meio de casos múltiplos, os dados foram obtidos por intermédio de entrevistas semiestruturadas e os resultados foram analisados através do método de Análise Estrutural Discreta Comparada - AEDC. Foi evidenciado que as transações apresentam alta especificidade de ativos principalmente no que diz respeito a ativos locacionais e humanos, apesar disso, as organizações não verticalizam as operações. Nas transações a montante e a jusante existem incertezas relacionadas ao descumprimento da quantidade e qualidade do café. Também foi evidenciado que existe oportunismo, apesar das organizações estarem inseridas nos mercados de cafés especiais, os importadores utilizam seu poder de barganha para condicionar a compra, dessa maneira cafés certificados perdem valor e são comercializados como cafés convencionais. Conclui-se que as organizações cafeeiras adotaram estruturas de governança de acordo com as preconizadas pela teoria da economia dos custos de transação (ECT) o que pode reduzir os custos nas transações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Grifos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.
















