DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA EM ÁREAS DE MONOCULTURA: O PAPEL DA ATER NO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTA CRUZ DO SUL (RS)
Palavras-chave:
Diversificação Agrícola; Agricultura Familiar; ATER; Desenvolvimento Rural; Monocultura do TabacoResumo
Este estudo examina o papel da chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na promoção da diversificação agrícola e no fortalecimento da agricultura familiar em Santa Cruz do Sul (RS), uma região historicamente marcada pela monocultura do tabaco. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, centrada em um estudo de caso, a pesquisa analisa dados de entrevistas semiestruturadas com agricultores e técnicos da Coopsat/RS para compreender as estratégias, os resultados e os desafios associados à diversificação. O objetivo central é avaliar como a ATER contribui para a autonomia dos agricultores familiares, a criação de trajetórias produtivas alternativas e o desenvolvimento de um sistema agrícola mais resiliente e sustentável.
Palavras-chave: Diversificação Agrícola; Agricultura Familiar; ATER; Desenvolvimento Rural; Monocultura do Tabaco
Downloads
Referências
BUARQUE, Sérgio Cavalcanti. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, 1999. 104 p.
CARNEIRO, Maria José. Política pública e agricultura familiar: uma leitura do Pronaf. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, p. 70-82, abr. 1997. Disponível em:<https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/106>. Acesso em: 12 jul 2023.
DUTRA, Éder Jardel; HILSINGER, Roni. A Cadeia produtiva do tabaco na região Sul doBrasil: aspectos quantitativos e qualitativos - Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17,
n.3 p. 17-33, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article
/view/12490> Acesso em 12 ago., 2023.
EMBRAPA. Agricultura familiar na Dinâmica da Pesquisa Agropecuária. Editor técnico: Ivan Sergio Freire de Sousa. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 434 p.
INCA – Instituto Nacional de Câncer. OPNCT, Observatório da Política Nacional de Controle Sobre o Tabaco - Convenção Quadro. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/observatorio_controle_tabaco/site/home/convencao_quadro/o_que_e> Acesso em 10 ago. 2023.
MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário - Chamada Pública para seleção de entidade executora de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiaresinseridos em municípios com produção de tabaco na Região Sul do Brasil – Brasília – agosto/2013. Disponível em:
<http://www.mda.gov.br/portalmda/sites/default/files/chamadas/CHAMADA_Diversifica%C3%A7%C3%A3o_SUL_republica%C3%A7% C3%A3o.pdf> Acesso 04 ago. 2023.
OECD. The well being of nations: the role of human and social capital. Paris: Center for Educational Research and Innovation, 2001.
SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. A cultura do tabaco na Região Sul do Brasil: dinâmica de produção, organização espacial e características socioeconômicas. GeografiaEnsino & Pesquisa, vol. 19, n. 2, maio/ago. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Grifos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.
















