Personagens recorrentes nas narrativas de tradição oral dos caboclos do oeste catarinense

Josiane Geroldi

Resumo


Atualmente vários movimentos estão sendo criados para valorizar as manifestações culturais da cultura cabocla do Oeste Catarinense. Através do presente trabalho, nos propomos a colaborar com este movimento, através da identificação e análise referente as narrativas de tradição oral e os personagens recorrentes no imaginário social dos caboclos. Os dados foram coletados a partir das entrevistas realizadas para a construção do Inventário da Cultura Imaterial Cabocla – obra que faz parte da “ Série Documentos” do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina. Constatamos que os personagens recorrentes nas narrativas da tradição oral cabocla interferem nas práticas religiosas, nas condutas morais, nas relações com a natureza, no culto a lugares considerados sagrados e de forma abrangente na vida desta população.

Palavras-chave


Caboclos, narrativas de tradição oral, imaginário social, personagens recorrentes

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v18i27.854

Periódico semestral vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais/Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Unochapecó.

Classificação na WebQualis da Capes: B1 na Área Interdisciplinar , B5 na Área do Planejamento urbano e regional/demografia e B4 na Área de História. 

Indexação:

 

  

 

 

Ciências Humanas e Sociais - FURB

Coordenadoria Geral de Bibliotecas - IBICT/CCN - UNESP.

Data Índice - IUPERJ

 

 

A revisão dos textos é de responsabilidade dos autores dos artigos.