Anúncios

 

 

  • Chamada de artigos – Cadernos do CEOM n. 61 “Arqueologia Pública e Museus em países do Sul Global: perspectivas decoloniais e avanços comunicacionais”

    2024-05-06

    Para a edição n. 61, referente ao segundo semestre de 2024, serão recebidos artigos inéditos para o dossiê temático “Arqueologia Pública e Museus em países do Sul Global: perspectivas decoloniais e avanços comunicacionais”. Essa edição conta com a colaboração especial das editoras convidadas Leilane Lima e Camila Oliva.

    A proposição do dossiê alinha-se ao momento marcado por duas décadas de discussões sobre Decolonialidade, quando profissionais que operam na interface entre Arqueologia e museus, reposicionam-se na sociedade, buscando construir novas relações e parcerias. A criação desses vínculos tem exigido a promoção, a circulação e a comunicação mais amplas do conhecimento arqueológico, o reconhecimento e a valorização de outras visões e apropriações do passado, bem como o debate sobre o poder e o controle de ações e decisões relacionadas ao patrimônio; tendo-se como referência documentos, tais como a Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade publicada pela UNESCO em 2015, que destacam o compromisso inevitável dos museus com a valorização da diversidade cultural, especialmente para as instituições museológicas que se estruturaram em contextos imperialistas.

    Sendo assim, congregamos pesquisadores de Arqueologia e de outras áreas do conhecimento e profissionais de museus do Sul Global a compartilhar outras abordagens sobre o patrimônio, abrangendo a repatriação de acervos, a ressignificação de coleções (arqueológicas, pré-históricas e antiguidades), a revisão e a elaboração de outros discursos expositivos, a realização de experiências colaborativas e interculturais, a formação de coleções e as discussões sobre usos sociais do patrimônio.

     


    Organizadoras do dossiê:

    Leilane Lima – Pós-doutoranda em Arqueologia, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (Pós-doutorado sênior, CNPq, 2023).

    Camila Oliva – Pesquisadora de pós-doutorado CONICET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas), no Laboratório de Análise Cerâmica da Faculdade de Ciências Naturais e Museu-Universidade Nacional de La Plata; Membro do Centro de Estudos Arqueológicos Regionais da Faculdade de He Artes da Universidade Nacional de Rosário.

    O prazo limite para envio dos artigos é 31 de julho de 2024.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos – Cadernos do CEOM n. 61 “Arqueologia Pública e Museus em países do Sul Global: perspectivas decoloniais e avanços comunicacionais”