O movimento a favor da infância no Brasil
Resumo
O presente artigo intenciona abordar aspectos relativos à infância num contexto específico – final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX – realizando algumas considerações. Nesse período houve um movimento a favor da infância, sendo que muitos intelectuais da época buscavam alternativas de proteção à infância abandonada, desprotegida e explorada nas fábricas, no momento de industrialização de São Paulo. Muitas discussões foram fomentadas pelos intelectuais em congressos e eventos promovidos pela ABE (Associação Brasileira de Educação), voltadas à formulação de propostas para melhoria da infância brasileira, já que esta era vista como promessa para o futuro e, para isso, necessitava ser preservada.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.