Entre a Utopia e a Atopia: a experiência do Programa Lomba do Pinheiro, Memória, Informação & Cidadania, Porto Alegre-RS

Autores

  • Ana Maria Dalla Zen

Palavras-chave:

Hatoum. Memória. História.

Resumo

Este artigo analisa uma experiência de interatividade entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária realizada pelo curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre, RS, intitulado “Programa Lomba do Pinheiro: memória, informação e cidadania”. Trata-se de um programa criado para construir, num processo de gestão participativa entre a Universidade, o Museu Comunitário da Lomba e a população do Bairro da Lomba do Pinheiro, alternativas para recuperação da memória social da e das histórias de vida individual dos moradores do bairro. Através do incentivo ao fortalecimento do sentimento de pertencimento, a valorização da autoestima e o empoderamento do território pela comunidade, objetiva-se contribuir para reverter os altos índices de exclusão socioeconômica das pessoas atendidas. Através da metodologia da história oral, sob a forma de uma pesquisa-ação, incluiu rodas de memória com antigos moradores, exposições itinerantes, sob a forma de museus de rua, oficinas de educação patrimonial e um programa de turismo ecológico local. Os resultados revelam que a experiência vem obtendo sucesso na conexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na superação de problemas sociais. Foi envolvido, no âmbito acadêmico, vinte e cinco disciplinas, trinta bolsistas e trinta professores do curso de Museologia, e, no âmbito comunitário, cerca de três mil pessoas. O alcance da proposta pode ser medido pelos elevados índices de participação e envolvimento dos alunos do ensino fundamental e médio, professores e donas de casa em todo o processo de planejamento participativo e nas ações realizadas. Conclui-se que a iniciativa é uma estratégia adequada de integração do ensino de sala de aula numa proposta de ação comunitária, concretizada através de reflexões teóricometodológicas em torno de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão universitária.

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos