Saúde e Ambiente como Pautas de Interesse do Movimento de Mulheres Camponesas

Autores

  • Andressa Bertoncello Valandro Unochapecó
  • Rosana Maria Badalotti Unochapecó
  • Maria Elisabeth Kleba Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22562/2018.48.08

Palavras-chave:

Corpo. Sentido. Performance Art. Arte. Educação.

Resumo

O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) é uma organização de mulheres residentes/trabalhadoras do campo que emerge em diferentes regiões do Brasil durante a década de 1980. Caracteriza-se por ser um movimento autônomo, feminista, classista e popular. Desde sua emergência tem acumulado importantes conquistas no que se refere à garantia de direitos para as mulheres do campo. Protagonista de uma forma peculiar de compreensão e intervenção sobre a realidade cotidiana, o MMC vem, ao longo de sua história, tecendo novas relações em diferentes dimensões da experiência humana. Deste modo, o artigo que ora se apresenta objetivou compreender as articulações entre os temas ‘saúde’ e ‘ambiente’, estabelecidas como pautas de interesse no interior do MMC. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com análise de documentos produzidos pelo próprio movimento e de pesquisa de campo (observação, entrevista e grupo focal) realizada entre 2015 e 2016 com mulheres integrantes do MMC/SC. Considera-se, a partir do estudo, que o MMC defende um projeto de agricultura camponesa, agroecológica e feminista, que exige repensar as relações entre os seres humanos e destes com o ambiente, compreendendo que suas escolhas e atitudes implicam diretamente na saúde humana.

Biografia do Autor

Andressa Bertoncello Valandro, Unochapecó

Psicóloga, especialista em Psicologia Social, especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Atualmente
cursando disciplina isolada no Programa de Pós-Graduação Mestrado/Doutorado em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Rosana Maria Badalotti, Unochapecó

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais - Unochapecó.

Maria Elisabeth Kleba, Unochapecó

Doutorado em Filosofia pela Universität Bremen, UNI BREMEM, Alemanha. docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais - Unochapecó.

Downloads

Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos