Memórias de migração na Amazônia:um estudo a partir das narrativas orais dos sujeitos no território da Transxingu

Autores

  • Francivaldo José da Conceição Mendes Universidade Federal do Pará
  • César Martins de Souza Universidade Federal do Pará, Professor do Campus de Altamira e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia. http://orcid.org/0000-0003-4530-4844
  • José Queiroz de Miranda Neto Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22562/2018.49.06

Resumo

Esta pesquisa busca compreender quais motivos desencadearam os processos migratórios a partir da década de 1970 com destino ao território da Transxingu, uma área situada no interfluxo entre o rio Xingu e a rodovia Transamazônica que, ao longo da história, materializou as práticas sociais de diferentes sujeitos. Para isso, foram analisadas as narrativas orais de alguns desses migrantes na tentativa de compreender que tipo de relações materiais e simbólicas estes estabeleceram nesta área. No contexto desse trabalho, o conceito de território foi considerado de modo a situar o sujeito no novo espaço sem desconsiderar seu antigo território.

Biografia do Autor

Francivaldo José da Conceição Mendes, Universidade Federal do Pará

Técnico em Assuntos Educacionais - UFPA Campus de Altamira. Licenciado em Educação Física .Técnico em Assuntos Educacionais-UFPA Campus de Altamira. Mestrando em Linguagens e Saberes na Amazônia-UFPA.

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará, Professor do Campus de Altamira e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia.

Bacharel e Licanciado em His'toria/UFPA, Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor e Pós-Doutor em História pela Universidade Federal FLuminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguages e Saberes da Amazônia e do Campus de Altamira, ambos da UFPA.

José Queiroz de Miranda Neto, Universidade Federal do Pará

Graduado Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFPA, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO)/ UFPA e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente. Professor da UFPA.

Downloads

Publicado

2018-12-04