Educação Patrimonial e ações educativas do Projeto “Arqueólogo por um dia: história e natureza”

Autores

  • Neli Galarce Machado Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Sérgio Nunes Lopes Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Patricia Schneider Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Lucas Fernando Schneider Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Lara Isadora Pereira Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22562/2019.51.05

Palavras-chave:

Migração, territritorialização, temporalidades.

Resumo

A extensão universitária trilha novos caminhos e se fortalece enquanto campo de ação que relaciona o espaço acadêmico e as comunidades. O projeto de extensão “Arqueólogo por um dia: história e natureza” tem como fundamento a difusão do conhecimento científico sobre a história regional, por meio da Educação Patrimonial. O artigo discute a concepção de Educação Patrimonial, de extensão universitária e de curricularização da extensão. Tais reflexões apresentam os dados produzidos pelas experiências extensionistas vivenciadas e a normatização legislativa recentemente implementada e dirigida às instituições de Ensino Superior como desdobramentos do Plano Nacional de Educação. Nesta pesquisa, são informados dados quantitativos relativos ao número de estudantes do Ensino Básico atendidos pelo projeto desde o início das atividades. As discussões conceituais sobre os dados da pesquisa são tratadas didaticamente a fim de desencadear situações pedagogicamente potentes no que concerne à Educação Patrimonial.

Biografia do Autor

Neli Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Arqueologia (MAE/USP), Professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD/Univates).

Sérgio Nunes Lopes, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Patrimônio Cultural (UFSM). Professor da Universidade do Vale do Taquari - Univates e da Rede Municipal de Arroio do Meio/RS. Professor extensionista do projeto Arqueólogo por um dia: História e Natureza.

Patricia Schneider, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Patrimônio Cultural, (UFSM). Supervisora do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências da Univates - CMDPU/MCN/Univates. Pesquisadora voluntária do Projeto de Extensão Arqueólogo por um dia: História e Natureza.

Lucas Fernando Schneider, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduando em História - Licenciatura na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Extensão do Projeto Arqueólogo por um dia: História e Natureza.

Lara Isadora Pereira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista de Extensão do Projeto Arqueólogo por um dia: História e Natureza.

Downloads

Publicado

2019-12-10