O que aprendemos com as meninas bonitas?
Análise de dados de uma pesquisa sobre racismo, gênero e literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.22562/2020.53.06Palavras-chave:
Racismo , Gênero, Literatura infantil afro-brasileiraResumo
Este artigo apresenta a análise dos dados colhidos pela pesquisa intitulada Meninas bonitas – um estudo sobre empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir da literatura infantil, cujo objetivo foi estudar de que forma a escrita para crianças pode colaborar na construção de uma identidade mais positiva para as meninas negras, duplamente discriminadas pela cor e pelo gênero. A pesquisa-ação foi definida como metodologia e teve como referencial teórico os Estudos Decoloniais. A pesquisa desenvolveu-se a partir de rodas de leitura - onde os livros selecionados para compor as mesmas contam histórias que valorizam a condição e/ou a cultura negra - e foi realizada em uma escola da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro com alunas do quinto ano do primeiro segmento do ensino fundamental.
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