Práticas educacionais em instituições de Educação Especial no estado de Sergipe (1962-1987)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.54.22

Palavras-chave:

Instituições educativas, Memórias, Práticas educacionais

Resumo

 Esta pesquisa tem como objeto a história de práticas educacionais realizadas em instituições de educação especial sergipanas, no período entre 1962 e 1987. O objetivo foi analisar práticas educacionais relacionadas às pessoas com deficiência, no período do recorte temporal pesquisado. Metodologicamente, esta é uma pesquisa histórica, na perspectiva da História Cultural, buscando aporte teórico em Chartier (1988); de cunho documental e conjugada com a História Oral Temática, pautada em Meihy e Holanda (2015), por meio de narrativas obtidas em entrevistas. A pesquisa utiliza como fonte nove entrevistas, destas, oito foram realizadas pela autora, estatutos e livro de atas coletados nas instituições pesquisadas, além de jornais. Constatou-se que as práticas educacionais realizadas nas instituições ocorriam, na maioria dos casos, pautadas num modelo denominado pelas professoras de “intuitivo”, neste, a partir dos resultados obtidos, davam-se novos direcionamentos aos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walna Patrícia de Oliveira Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Memórias, Sujeitos e Práticas Educativas (Gephed/CNPq/UFS).

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; e lidera o Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (Gephed/Cnpq/UFS). 

Downloads

Publicado

2021-06-16