Museu de Sesimbra, um museu fora de portas

O Museu vai visitar as IPSS (Instituições privadas de solidariedade social)

Autores

  • Andreia Filipa Correia Conceição Museu de Sesimbra
  • Eduardo Cunha Museu de Sesimbra

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.54.11

Palavras-chave:

Museu, Igualdade, Educação

Resumo

Museu Fora de Portas: O Museu vai visitar as IPSS é um projeto criado em 2013 pelo Serviço Educativo do Museu de Sesimbra, que teve por objetivo levar as inúmeras temáticas abordadas pelos seis núcleos que compõem o Museu, e restante património cultural e natural da região, a públicos com limitações físicas, mentais, e necessidades especiais, quebrando barreiras físicas, etárias e intelectuais. Tendo envolvido mais de três milhares de participantes, assumiu-se como uma prática de ação educativa fundamental para reforçar o elo entre a comunidade sesimbrense e o património cultural e natural da região, fomentando a construção de uma memória identitária comum e contribuindo para o desenvolvimento psicossocial através da criação de respostas diversificadas e adaptadas às necessidades inclusivas deste tipo de públicos. 

Biografia do Autor

Andreia Filipa Correia Conceição, Museu de Sesimbra

Dra., Arqueóloga, pós graduada em Gestão de projetos culturais, mestranda em Historia da Nàutica e Arqueologia Naval. Coordenadora do Museu Marítimo de Sesimbra – Câmara Municipal de Sesimbra. 

Eduardo Cunha, Museu de Sesimbra

Dr., Mediador Cultural, licenciado em Ciências Sociais – Área Vocacional em Gestão do Património e Organizações Culturais, Coordenador do Serviço Educativo do Museu de Sesimbra – Câmara Municipal de Sesimbra. Câmara Municipal de Sesimbra.

Downloads

Publicado

2021-06-16