Carta pedagógica

Um diálogo freiriano em tempos de pandemia e desgovernos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.55.14

Palavras-chave:

Didática freiriana, Diálogo, Pedagogia freiriana

Resumo

O objetivo deste ensaio é (re)viver a pedagogia e didática freiriana no atual contexto de pandemia COVID-19. Chamar a atenção para esse desgoverno, ressignificando a educação para superação dos problemas políticos, econômicos, sociais e humanitários, agravados em 2020/2021 pelo coronavírus, uma crise compartilhada entre dor e corrupção. Como metodologia, nos pautamos no processo dialógico de uma carta pedagógica que se torna nossa inspiração e porta-voz, tendo em vista que nos sentimos exiladas no distanciamento social necessário para evitar a propagação do vírus. A exemplo de Freire que no seu exílio encontrou formas de comunicar-se para além da palavra dita, usamos da palavra escrita como ferramenta de uma rebeldia saudável, da qual nós, educadores, tanto lutamos. Consideramos que não podemos nos fechar para os problemas, mas pensar em alternativas e soluções para nossa sociedade. Entendemos ainda que, por meio do legado de Freire, possibilitaremos reflexões que ajudarão romper com essas formas de governos (ou desgovernos) com ações para a transformação solidária e democrática, construída na multiculturalidade da educação.

Biografia do Autor

Greicy Gadler Lang, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação pela Universidade Comunitária Regional da Região de Chapecó - Unochapecó. Pesquisa as concepções docentes do ensino e aprendizagem matemática, da linha 2 do PPGE: Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas sob orientação do professor Dr. Leonel Piovezana. Possui Especialização em Educação Matemática pela Unochapecó (2004). Graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Unochapecó (2003). Integrante do grupo de pesquisa Desigualdades sociais, diversidades socioculturais e práticas educativas com linha de pesquisa: Trajetórias dos sujeitos sociais e processos educacionais em contextos escolares e não escolares. Bolsista Capes dedicação exclusiva.

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Especialista em História e Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduado em História e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da região de Chapecó do Programas de Mestrado em Educação da Unochapecó, autor dos projetos e coordenador desde 2009 até janeiro de 2014 dos cursos de Licenciaturas Intercultural Indígena. Experiência na área de História e Geografia, com ênfase em Teoria do Desenvolvimento Regional. Membro da Proposta Curricular do Estado de SC 1991 e 1998/2005 e consultor para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina de 2014 sobre a educação indígena. Foi Coordenador da Licenciatura em Ciências da Religião de 2014 a 2018 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Unochapecó 2016 a 2018. Foi coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER - Gestão Biênio 2014 a 2016. Especialista da Base Nacional Comum Curricular 2014-2016. De 2018 a 2019 atuou como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó.

Luciana Fatima Narcizo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação pela Universidade Comunitária Regional da Região de Chapecó (Unochapecó). Pesquisa o curso de Pedagogia EaD nas Universidades Comunitárias de Santa Catarina, da linha 1 do PPGE: Formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos, sob orientação do professor Dr. Ivo Dickmann. Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Associação Educacional Leonardo Da Vinci - Uniasselvi (2019). Graduação em Letras - Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Integrante dos grupos de pesquisa, Ensino e Formação de Professores e PALAVRAÇÃO - Grupo de Estudo, Pesquisa e Documentação em Educação Ambiental Freireana (Unochapecó). Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: universidades comunitárias, licenciatura, educação e formação de professores; Bolsista FUMDES/UNIEDU.

Downloads

Publicado

2021-12-03