Tijolos arqueológicos históricos

considerações sobre os tamanhos dos yellow bricks do Recife, Pernambuco, século XVII

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Oliveira Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-6580-9052

DOI:

https://doi.org/10.22562/2022.57.10

Palavras-chave:

Yellow bricks, Arqueologia histórica , Recife

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de tijolos arqueológicos do centro do Recife, Pernambuco. A partir da necessidade de estabelecer parâmetros de análise e posterior interpretação de tijolos amarelos - yellow bricks - que fazem parte da coleção arqueológica do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, foram agrupados um conjunto de dados históricos e procedimentos de análise morfológica da amostra. A metodologia e as técnicas usadas partiram de dados métricos desses objetos de cultura material, associados com dados bibliográficos de artefatos da mesma origem geográfica e sociocultural. A comparação de cor e medidas indicou similaridades entre tijolos holandeses encontrados em outras colônias e 43 tijolos amarelos do bairro do Recife, os quais puderam ser agrupados entre 2 a 4 grupos morfológicos, provindos de olarias ou períodos distintos. 



Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva Oliveira, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Graduada em História pela Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE. Docente de História e Filosofia, Secretaria de Educação de São Paulo - SP

Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. Mestre e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Departamento de Arqueologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE.

Downloads

Publicado

2022-12-20