Caminhos pré-coloniais no litoral norte, Torres-RS
DOI:
https://doi.org/10.22562/2022.57.01Palavras-chave:
Guaranis, Arqueologia, Litoral norte gaúchoResumo
O presente texto tem como objetivo a elaboração de um exercício reflexivo pautado em dados arqueológicos preliminares resultante do trabalho de pesquisa vinculado a um processo de licenciamento ambiental de um empreendimento em Torres/RS. Na ocasião foi localizado um sítio cerâmico Guarani, nas proximidades da Estrada dos Limoeiros, que foi denominado sítio RS-LN: 23. Nosso objetivo é compreender os padrões de ocupação de populações ceramistas conhecidos pela bibliografia arqueológica entrecruzando aos dados historiográficos mostrando a possibilidade de uso como caminho de tropas pelos colonizadores, das vias abertas e utilizadas por grupos indígenas que anteriormente ocupavam a região. Para tanto, buscamos abordar aspectos que viabilizem a construção de uma história indígena que perpassa, inicialmente, pelo apontamento de elementos normativos responsável por apagamentos historicamente enraizados nas narrativas regionais produzidas sobre os primórdios do período colonial, no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.