O Jornal Rio Negrenser Zeitung (1910-1942) e a educação sexual retratada em branco e preto
DOI:
https://doi.org/10.22562/2022.57.11Palavras-chave:
Imprensa, Jornal, Educação sexualResumo
Este texto objetiva apresentar uma discussão sobre a educação na imprensa paranaense, resultado de pesquisa realizada com periódicos que circularam no estado do Paraná em meados do século XX. A imprensa tem sido tomada como uma importante fonte de pesquisa histórica principalmente por seu caráter educativo. Nossa fonte de pesquisa foi o Jornal Rio Negrenser Zeitung publicado entre 1910 e 1942, e a temática de enfoque foi a educação sexual. Os arquivos utilizados para catalogação e análise se encontram no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Dentre as vinte matérias presentes no jornal, que fazem referência à educação sexual, podemos dividi-las em dois grupos: dos informativos e dos artigos educativos. Todas elas escritas pelo médico, sexólogo e andrologista José de Albuquerque, descrito como pioneiro da sexologia no Brasil e figura importante na escrita deste periódico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.