Patrimônios culturais e seus significados na contemporaneidade

um estudo sobre o lugar das experiências nas representações do passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2024.60.10

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Experiências, Modernidade

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os patrimônios culturais do município de Santa Teresa/ES, reconhecido pela Lei nº 13.617/2018 como o pioneiro da imigração italiana no Brasil. A partir do diálogo com produções de Walter Benjamin, focalizamos manifestações de determinados grupos da referida localidade na relação com representações que simbolizam histórias e memórias do processo imigratório, em especial a Casa Lambert. Considerando o declínio das experiências na modernidade, fenômeno característico da sociedade capitalista, realizamos uma pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 1986) para problematizar formas de apropriação da cultura como espetáculo e objeto comercializável. Diante da denominada “cultura do vidro” (Benjamin, 2012), na qual os sujeitos são constantemente expostos a um passado pretensamente homogêneo e idealizado, refletimos acerca da tendência de transformação dos patrimônios culturais em fantasmagorias, o que inclui o desenraizamento social e a desvalorização das experiências vividas coletivamente.

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Biografia do Autor

Arnaldo Pinto Junior, Universidade Estadual de Campinas

Livre-docente em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor da Faculdade de Educação da Unicamp.

Márcia Regina Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Gerda Margit Schütz-Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2024-06-14