Casa do Sertão
Museu, Identidade e Território
DOI:
https://doi.org/10.22562/2025.62.19Palavras-chave:
Museu, Identidade, TerritórioResumo
Museus são instituições capazes de construir signos e significados da identidade em um território. O objetivo deste artigo foi analisar como se integram o território e a identidade sertaneja ao Museu Casa do Sertão, instituição vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana, localizada no interior da Bahia, estado brasileiro. Buscou-se ainda analisar o papel dos museus e da museologia na construção da identidade nacional e regional, ante discussões pós-modernas sobre identidade. Este estudo descritivo tem finalidade aplicada no campo da Museologia, com temáticas transversais da Geografia. Foi realizado numa abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. Como resultado, foi evidenciado que a estrutura institucional da Casa do Sertão faz com que esta apresente o território e a identidade sem considerar as relações de poder que atravessam suas definições. Concluiu-se que o museu precisa de autonomia financeira e de gestão para atuar de forma mais inovadora, o que permitirá a ampliação da discussão sobre a construção simbólica da identidade territorial que embasa a sua existência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.










