Tradições Gaúchas e processos de educabilidade

os governadores Alceu Collares, Yeda Crusius e Eduardo Leite (1991-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2025.62.21

Palavras-chave:

Educabilidade, Identidade, Memória Coletiva

Resumo

Este ensaio analisa como os processos de educabilidade influenciam a construção da identidade cultural gaúcha, considerando os governos de Alceu Collares, primeiro governador negro (1991–1995), Yeda Crusius, primeira mulher no cargo (2007–2011) e Eduardo Leite, atual governador abertamente homossexual (2019–2022; 2023–atualidade). A identidade gaúcha foi construída a partir do século XX, adaptando-se às dinâmicas culturais, políticas e sociais de cada contexto histórico. O mito consolidado projeta uma representação masculina, heterossexual, branca, militar e estancieira. Os governadores analisados contrastam com essa narrativa tradicional e o ensaio discute como essas lideranças se posicionaram no campo simbólico e político, explorando as possibilidades de afirmar ou ressignificar o mito do gaúcho. Conclui-se que práticas educacionais críticas e inclusivas podem ampliar as representações simbólicas da identidade regional, em um diálogo que reflita a diversidade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ellert Pilz, Universidade Santa Cruz do Sul

Graduado em História na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNSIC): Licenciatura Plena. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação/UNISC, com bolsa PROSUC/CAPES mod. II. Professor de História Ensino Médio da rede privada. Vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos e ao Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação. 

Mateus Skolaude, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor no Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com extensão na Universidade de Coimbra - Portugal. Pós-doutor em Educação (PNPD/CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da UNISC. Mestre em Desenvolvimento Regional, Licenciado em História e Especialista em História do Brasil pela UNISC. 

Downloads

Publicado

2025-06-24