Pela escrita de outra(s) história(s) da educação

da criação dos espaços de memória escolar em Sergipe a possibilidades de pesquisas acerca da cultura juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2025.62.16

Palavras-chave:

Acervos escolares, Cultura juvenil, História da Educação

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar fontes sobre a cultura juvenil sergipana, que estão salvaguardas nos arquivos de três escolas da rede pública de ensino do estado de Sergipe, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, o Instituto de Educação Rui Barbosa e o Colégio Estadual Murilo Braga. Apropriando-se dos aportes teóricos e metodológicos da História da educação e do diálogo com os conceitos de Cultura Juvenil (Pais, 2003), Cultura Escolar (Viñao Frago, 1995), Herança Educativa (Felgueiras, 2017), Patrimônio Educativo (Pizzigoni, 2022), as análises aqui empreendidas mostram como esses acervos possibilitam escrever outras histórias dos alunos e seus protagonismos. Revelam discentes que se formaram a partir do que era ensinado e aprendido, da obediência e da transgressão, da ordem e das normas, dos modos de vida e de pensar, que produziram uma cultura que dialogava e se impunha no contexto social e político, que se constituiu e se definiu como cultura juvenil forjada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Paixão Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI/UFS).

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação (UFS). Pós-doutor em Educação (UNESP). Professor Adjunto do Departamento de Educação (DEDI), e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Sergipe.  

Rosemeire Marcedo Costa, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação da Universidade Federal de Sergipe.  Professora Adjunta do Departamento de Educação (DED/UFS).

Downloads

Publicado

2025-06-24