A EVOLUÇÃO DA MÃO DE OBRA FEMININA: UMA ANÁLISE ENTRE O ESTADO DO PARANÁ E A CIDADE DE GUARAPUAVA

Autores

  • Emanuele . Ferreira Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO
  • Elisiane Aparecida Antoniazzi Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO
  • Maricléia Aparecida Leite Novak Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v23i39.4527

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Atividades Curriculares Complementares, Escola de Tempo Integral.

Resumo

Esta pesquisa aborda a inserção da mão de obra feminina no mercado de trabalho formal. Neste contexto, objetivou-se neste trabalho evidenciar a evolução do mercado de trabalho feminino no Paraná e Guarapuava, o perfil etário e educacional das mulheres inseridas no mercado de trabalho formal e a remuneração média no período de 2010 a 2014. Para a condução desta pesquisa utilizou-se o método dedutivo, comparativo e a pesquisa descritiva. Os resultados obtidos evidenciam a evolução da força de trabalho feminina no Paraná e em Guarapuava, mostram ainda que as mulheres foram em busca de mais qualificação e hoje podem considerar muitos obstáculos superados, entretanto a discriminação e preconceito perduram, principalmente no que diz respeito à remuneração, há um longo caminho a se percorrer para chegar à equidade de gênero no âmbito profissional.

 

Biografia do Autor

Emanuele . Ferreira, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Elisiane Aparecida Antoniazzi, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Possui mestrado em DESENVOLVIMENTO REGIONAL E AGRONEGÓCIO pela Universidade Estadual do Oeste - UNIOESTE.

Maricléia Aparecida Leite Novak, Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2013). Especialista em Auditoria e Controladoria pela UNICESUMAR (2015). Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós-Graduando em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2016 - atual). Consultora de empresas Públicas e Privadas na empresa MWS Consultoria. Áreas de interesse: Auditoria e Controladoria contábil; Gestão Pública, Empresarial e Ambiental; Interdisciplinaridade; Políticas públicas; Gestão de resíduos; Analise do impacto das atividades humanas no solo, na água e no ar; Educação ambiental; Sustentabilidade ambiental; Contabilidade ambiental e Pagamento por serviços ambientais 

Downloads

Publicado

2020-04-16

Edição

Seção

Artigos