CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO PARA AS COMUNIDADES RURAIS EM PORTALEGRE/RN

Autores

  • MARIA APARECIDA GOMES DE PAIVA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • BOANERGES DE FREITAS BARRETO FILHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN http://orcid.org/0000-0003-1777-3520

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v23i39.5285

Resumo

Tendo como propósito reduzir os problemas decorrentes da concentração de terras, renda e da pobreza no meio rural foi criado o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O presente artigo descreve a situação socioeconômica dos agricultores familiares beneficiados com financiamentos para a aquisição de terras em Portalegre/RN do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, aplicação de questionários e entrevistas com os beneficiários residentes em cinco assentamentos, coleta de dados nas associações, registro fotográfico e pesquisa bibliográfica. Observou-se que o acesso ao crédito fundiário permitiu a aquisição de terra para os assentados, sendo indispensável para tal conquista, contudo o acesso à terra não foi suficiente para consolidação das atividades produtivas realizadas nas áreas dos assentamentos. Ressaltem-se a necessidade de aprimoramento das técnicas produtivas, ampliação da cooperação entre os assentados, maior engajamento das associações, oferecer assistência técnica e integrar as ações do Poder Público.

Biografia do Autor

MARIA APARECIDA GOMES DE PAIVA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharela em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

BOANERGES DE FREITAS BARRETO FILHO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Especialista em Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial pela UERN. Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Professor do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Edição

Seção

Artigos