Memórias e experiências do fazer-se professor(a) de séries iniciais, no município de Rio dos índios/RS (1960-1970)

Elison Antonio Paim, Gilberto Luiz Salini

Resumo


O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa sobre o fazer-se professor(a) de séries iniciais na área rural do município de Rio dos Índios (Rio Grande do Sul) que teve seu processo de colonização datado de meados do século XX, marcado principalmente pela atividade madeireira e que traz em seu bojo o processo educacional. A pesquisa apoiou-se principalmente nas fontes orais, por meio de entrevistas que trouxeram à tona as rememorações dos professores; nessas, procuraram-se indícios de como se constituíram esses sujeitos educacionais em seus espaços de trabalho, do seu cotidiano, de seus medos, de suas conquistas, enfim, de suas lutas diárias, processo que passava pela esteira da história de seus alunos. Buscou-se também evidenciar a contribuição desses sujeitos históricos para a constituição da história do município, quase sem registros, e que, portanto, precisava ser salvaguardada, por meio dessas histórias vivas que precisam e querem ser ouvidas. 


Palavras-chave


Fazer-se Professor(a); Memórias; Experiências

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DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v19i40.3744

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