Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense

Autores

  • Odilon Luiz Poli Unochapecó
  • Rosana Maria Badalotti Unochapecó
  • Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i40.3750

Palavras-chave:

Circulo Vicioso, Pobreza, Programa Bolsa Família

Resumo

RESUMO: Os movimentos sociais populares do campo que surgiram no Oeste Catarinense, a partir da década de 1970 apresentam particularidades fundamentais para compreendermos as transformações e dinâmicas regionais em várias dimensões. O presente estudo, caracterizado como uma revisão bibliográfica e documental, objetiva analisar o seu processo de constituição e significado histórico, no contexto do desenvolvimento da região e do País. Debruça-se sobre um conjunto de documentos e, principalmente, de pesquisas realizadas ao longo de mais de três décadas, por pesquisadores de diferentes áreas. Como resultados, pode-se afirmar que o seu surgimento, mesmo reagindo às novas condições sociais e econômicas experimentadas na região, não pode ser explicado apenas a partir delas. Foram decisivos os processos pedagógico-elucidativos desenvolvidos por algumas instituições, nos quais os agricultores puderam construir novas interpretações sobre sua realidade. Atualmente, algumas das velhas questões exigem novas respostas e se colocam no campo dos desafios e deixam em aberto as possibilidades de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odilon Luiz Poli, Unochapecó

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do Programa de Pós-Graduação em Educa-ção da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Rosana Maria Badalotti, Unochapecó

Doutora de Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professora permanente do Progra-ma de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Uno-chapecó); professora colaboradora do Pro-grama de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó.

Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto, Unochapecó

Doutoranda do Programa de Pós-Gradu-ação em Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul(PPGDR/RS)da Universidade de Santa Cruz (UNISC). Professora do Curso de Pedagogia da Unochapecó. Militante do MMC.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

POLI, O. L.; BADALOTTI, R. M.; GASPARETO, S. A. K. Processos educativos e movimentos sociais populares do campo no oeste catarinense. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 196–215, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i40.3750. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3750. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS