PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA WALDORF: uma análise sobre a percepção de professores em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6216

Palavras-chave:

Educação alternativa, Práticas educativas, Formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta dados de pesquisa qualitativa realizada no curso de Pedagogia de uma universidade pública de São Paulo. Tal estudo foi desenvolvido na unidade curricular “Práticas Pedagógicas e de Pesquisa” que visa contribuir com a formação inicial de professores oportunizando momentos de imersão em ambientes fora da universidade, inserindo o estudante no mundo da pesquisa científica. O objetivo do trabalho foi compreender quais as principais percepções de futuros pedagogos sobre as práticas educativas de escola de Pedagogia Waldorf. A metodologia consistiu na análise de relatórios escritos de 25 estudantes, sobre práticas educativas e funcionamento de uma escola privada de Pedagogia Waldorf da cidade de São Paulo. Tais registros foram construídos após a observação participativa desses alunos em atividades da Educação infantil e Ensino fundamental da escola selecionada para a pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos futuros professores desconhece essa abordagem no campo da Educação, mas avalia que muitas de suas práticas pedagógicas podem ser úteis no trabalho educativo da escola pública. Concluiu-se que os cursos de formação inicial de professores na contemporaneidade carecem de maior aproximação de perspectivas pedagógicas não tradicionais, que visem apresentar possibilidades de práticas educativas criativas e humanizadoras a partir de um olhar crítico, com vistas a melhoria do trabalho cotidiano de educadores de escolas públicas brasileiras. Constatou-se também, a necessidade de mais estudos sobre a metodologia das escolas de Pedagogia Waldorf no Brasil. 

Biografia do Autor

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Psicologia da Educação - PUC/SP. Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  Grupo de estudos e pesquisa em processos educativos e perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH), do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e do NEAB - Núcleo de estudos Afro-brasileiros da Unifesp. E-mail: edna.martins@unifesp.br

Renata Marcilio Cândido, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutorado em Educação - USP. Professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Grupo de Pesquisa "História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp). E-mail: remarcilio@gmail.com

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

MARTINS, E.; MARCILIO CÂNDIDO, R. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PEDAGOGIA WALDORF: uma análise sobre a percepção de professores em formação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6216. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6216. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua