De Deutsche Schule a Collégio Iguassú: a nacionalização de uma instituição escolar étnica no norte de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6329

Palavras-chave:

História da educação. Escola alemã. Nacionalização do ensino.ã

Resumo

O referido artigo aponta as implicações do processo de nacionalização compulsória a uma escola alemã comunitária coordenada por uma Associação Escolar e mantida por uma Sociedade estabelecida no município de Porto União (SC), criada no final do século XIX e fechada oficialmente em 1939. A pesquisa teve por objetivo mostrar as consequências desse processo de nacionalização da educação, no cotidiano da escola alemã de Porto União (SC), mediante as exigências do Decreto Federal nº 406, de 04 de maio de 1938, conhecido como Lei da Nacionalização, culminando com o encerramento das atividades da mesma. A investigação utilizou de pesquisa bibliográfica e análise documental tendo como fonte o Livro de Atas da Associação “25 de Julho” de 1938 a 1941. Toma por base os estudos sobre as escolas alemãs em Santa Catarina de Klug (2003) e os estudos sobre as escolas comunitárias no Brasil de Kreutz (2000). Aponta-se como resultado os esforços, por parte dos membros da associação e da comunidade, para manterem a escola em funcionamento e, ao mesmo tempo, a negativa da Secretaria do Interior e da Justiça do Estado de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Roseli B. Klein, UNESPAR, campus de União da Vitória

Doutora em Educação, professora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória (Brasil). Integrante do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa – (GEPPRAX). Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi). E-mail: roseli.klein@hotmail.com

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

B. KLEIN, R. De Deutsche Schule a Collégio Iguassú: a nacionalização de uma instituição escolar étnica no norte de Santa Catarina. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 01–26, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6329. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6329. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Imigração e Colonização alemãs no Brasil