IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ECSAB)

mapeamento e reflexão em torno de uma confluência teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6421

Palavras-chave:

Educação Contextualizada, Cornelius Castoriadis, Autonomia e criação

Resumo

Este artigo apresenta o imaginário social como princípio gerador para discussões em torno da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) que, como o próprio nome sugere, tece uma relação intrínseca entre Educação e Contexto, na busca por dar sentido aos saberes que perpassam a escola. Assim, adotou-se a seguinte questão-problema: como os estudos sobre o imaginário social podem contribuir para o pensamento em torno de uma Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro? Essa proposta se ampara nos estudos do imaginário de Cornelius Castoriadis (1982), em seus conceitos de criação e autonomia, a partir de uma revisão integrativa de literatura sobre a presença do imaginário social nos estudos sobre a educação e a ECSAB. Os principais resultados apontam que os estudos que vão nessa direção refletem de maneira ampla a formação docente e, no que diz respeito à ECSAB, a noção de imaginário surge como uma importante categoria de intervenção utilizada para ressignificar e reconfigurar os processos pedagógicos instituídos por um imaginário com marcas coloniais, que se materializa num currículo universalizante, de natureza “neutra” e esvaziado de contexto.

Biografia do Autor

Ebbe Humberta Fernandes Lima, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E-mail: ebbelima@hotmail.com.

Patricia da Silva Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DCH III). Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E-mail: patricia.sbarbosa1@gmail.com.

Geam Karlo-Gomes, Universidade do Estado de Pernambuco (UPE)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI (UPE). Líder do Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário - ITESI. E-mail: gkgomes@uneb.br

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Publicado

2021-09-05

Como Citar

FERNANDES LIMA, E. H.; DA SILVA BARBOSA, P.; KARLO-GOMES, G. . IMAGINÁRIO SOCIAL E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO (ECSAB) : mapeamento e reflexão em torno de uma confluência teórica. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–22, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6421. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6421. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns