O TEATRO EM PRODUÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS: a teatralização como diálogo ético para a (auto)compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7349

Palavras-chave:

Teatro, Lúdico, Educação em Ciências , Dramatização

Resumo

Neste trabalho, abordamos como vem sendo utilizado o teatro em produções científicas de Educação em Ciências. Para isso, buscamos artigos em revistas de Ensino de Ciências brasileiras de Qualis A1, A2, B1 e B2 da área de Ensino da CAPES (Quadriênio 2013-2016) que contivessem os descritores “Teatro” e “Lúdico”. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise das informações com a pergunta de pesquisa “como o teatro tem sido utilizado no âmbito das produções em Educação em Ciências?”. Percebemos que o teatro busca através de diálogos e contextualização o conhecimento científico e a criatividade, a tomada de decisões com base no conhecimento científico e conflitos moral que promovem um exercício da ética. Com a criatividade, tem-se uma abertura à compreensão da ciência, tornando o aluno protagonista em sua aprendizagem. Esses fatores tornam o teatro algo maior que o ensino de conceitos, de utilização como instrumento e metodologia de aprendizagem. O teatro fomenta uma educação estética que aposta em uma educação para a sensibilidade, que preserva e reconhece o outro no processo ético de diálogo. É, portanto, uma experiência de autoformação.

Biografia do Autor

Ayessa Luiza Frare, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leidi Cecilia Friedrich , Universidade Federal do Paraná

Professora Associada do Departamento de Engenharias e Exatas (DEE) do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2011) e Pós-Doc em Físico-Química pela Universidade de São Paulo.

Robson Simplicio de Sousa , Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela FURG, Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Referências

ALCÂNTARA, Leide Rosane. Pedagogia do teatro: Uma experiência de ensino-aprendizagem na sala de aula. Revista Nupeart, v. 17, n.1, p. 74-85, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/2358092517172017074. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11688/7564. Acesso em: 10 maio 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.

CAMPANINI, Barbara Doukay; ROCHA, Marcelo Borges. O teatro científico como estratégia didática para o ensino de ciências nas instituições de pesquisa pelo Brasil. Revistas Ciências & Ideias, v. 9, n. 3. p. 140 - 152, 2018. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/885/619. Acesso em: 02 out. 2020.

CITELLI, Adílson. Bertold Brecht: comunicação, poesia e revolução. Comunicação & Educação, v. 12, n. 2, p. 109-112, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p109-112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37645. Acesso em: 15 set. 2020.

CHEMI, Tatiana; KASTBERG, Peter. Education through theatre: Typologies of Science Theatre. Revista Applied Theatre Research, v. 3, n. 1, p. 53-65, 2015. DOI: https://doi.org/10.1386/atr.3.1.53_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/atr.3.1.53_1. Acesso em: 15 set. 2020.

COSTICHE, Samuel W.S; KEMPER, Diheiny C.; GOMES, Ana K. S.; FRARE. Ayessa L.; CEZARO, Dinara E. R.; FIRBIDA, Janaina; BAUMGARTEN, Letícia L.; MENDES, Mayara L.; ALMEIDA, Wesley D.; MARTINS, Victória A.; SILVA, Ana Paula Ramão da; PARISOTO, Mara Fernanda; FRIEDRICH, Leidi Cecília. Dramatização e experimentação como recursos didáticos para o ensino e divulgação de ciências naturais. Revista Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 61-67, 2019. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a12.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

FELIPPE, Mariana Gonçalves; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Prática teatral no ensino de ciências: limites e possibilidades. Revista Educação & Formação, v. 2, n. 5, p. 147-163, 2017. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141. Acesso em: 05 out. 2020.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. Análise Textual Discursiva: Uma Ampliação de Horizontes. Ijuí: Unijuí, 2022.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. O Fenômeno da Descrição na Análise Textual Discursiva: a Descrição Fenomenológica como Desencadeadora do Metatexto. VIDYA, v. 41, n. 1, p. 77-91, 2021. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3588. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3588. Acesso em: 05 out. 2022.

JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campina: Papirus, 2007.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. 7 ed. Campinas: Papirus, 2008.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; SILVA, Dionatan Menezes da; NASCIMENTO, Renatha Cristhina Fraga do; YAMASHITA, Miyuki. O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4294. Acesso em: 10 out. 2021.

MARTINS, Steffany Temóteo; FERNANDES, Carolina dos Santos. O teatro científico: uma estratégia didática para o ensino de química. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4022. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022. Acesso em: 10 out. 2021.

MELO, Énery Gislaine de Sousa. Uma abordagem à História e Filosofia da Ciência em um curso de Licenciatura em Física: analisando as contribuições do Teatro Científico Experimental. In: UFCG/UEPB. 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2018, Campina Grande. Anais… Paraíba: UFCG, 2018. Disponível em: https://www.16snhct.sbhc.org.br/resources/anais/8/1534286428_ARQUIVO_ArtigoCompletoSNHFC2018_14082018.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MONTIN, Fabiana. A experiência estética como reduto para ética: diálogos com a educação. In: SANTOS, Karine; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. (Des)amarrando os nós da educação social: práticas de educadoras e educadores sociais. Novo Hamburgo: Feevale, 2019. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/5ea1a955-620e-4373-8539-6cad50707a1d/E-book_(Des)amarrando%20os%20nós%20da%20educação%20social%20.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MOREIRA, Leandro Maciel; MARANDINO, Martha. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 511 – 523, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YyB6W5VrMT4qMfG9YGryXrB/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

ØDEGAARD, Marianne. Dramatic science: A critical review of drama in science education. Studies in Science Education, v. 39, n. 75, p. 75-101, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/03057260308560196. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057260308560196. Acesso em: 15 set. 2020.

PALMA, Carlos. A arte e ciência no palco. História, Ciência, Saúde, Manguinhos, v. 13, p. 233-246, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/Tv9tBCpPFx6zkVYZLKFVLTP/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2020.

SANTOS, Alexandre Rodrigues dos; GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A análise textual discursiva na pesquisa em educação química: a categorização como possibilidade de ampliação de horizontes. Revista Iniciação & Formação Docente, Uberaba, v. 4, n. 2, p. 167-178, 2017. DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2250. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/2250. Acesso em: 19 nov. 2020.

SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões acerca da hermenêutica na análise textual discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 31, n. 100, p. 33-55, 2016. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6395. Acesso em: 19 nov. 2020.

SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A categoria na análise textual discursiva: sobre método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 514-538, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/130. Acesso em: 19 nov. 2020.

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf. Acesso em: 05 mai. 2022.

ZANETIC, João. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643654. Acesso em: 15 out. 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua