O TEATRO EM PRODUÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS: a teatralização como diálogo ético para a (auto)compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7349

Palavras-chave:

Teatro, Lúdico, Educação em Ciências , Dramatização

Resumo

Neste trabalho, abordamos como vem sendo utilizado o teatro em produções científicas de Educação em Ciências. Para isso, buscamos artigos em revistas de Ensino de Ciências brasileiras de Qualis A1, A2, B1 e B2 da área de Ensino da CAPES (Quadriênio 2013-2016) que contivessem os descritores “Teatro” e “Lúdico”. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise das informações com a pergunta de pesquisa “como o teatro tem sido utilizado no âmbito das produções em Educação em Ciências?”. Percebemos que o teatro busca através de diálogos e contextualização o conhecimento científico e a criatividade, a tomada de decisões com base no conhecimento científico e conflitos moral que promovem um exercício da ética. Com a criatividade, tem-se uma abertura à compreensão da ciência, tornando o aluno protagonista em sua aprendizagem. Esses fatores tornam o teatro algo maior que o ensino de conceitos, de utilização como instrumento e metodologia de aprendizagem. O teatro fomenta uma educação estética que aposta em uma educação para a sensibilidade, que preserva e reconhece o outro no processo ético de diálogo. É, portanto, uma experiência de autoformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayessa Luiza Frare, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leidi Cecilia Friedrich , Universidade Federal do Paraná

Professora Associada do Departamento de Engenharias e Exatas (DEE) do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2011) e Pós-Doc em Físico-Química pela Universidade de São Paulo.

Robson Simplicio de Sousa , Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela FURG, Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Referências

ALCÂNTARA, Leide Rosane. Pedagogia do teatro: Uma experiência de ensino-aprendizagem na sala de aula. Revista Nupeart, v. 17, n.1, p. 74-85, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/2358092517172017074. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11688/7564. Acesso em: 10 maio 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.

CAMPANINI, Barbara Doukay; ROCHA, Marcelo Borges. O teatro científico como estratégia didática para o ensino de ciências nas instituições de pesquisa pelo Brasil. Revistas Ciências & Ideias, v. 9, n. 3. p. 140 - 152, 2018. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/885/619. Acesso em: 02 out. 2020.

CITELLI, Adílson. Bertold Brecht: comunicação, poesia e revolução. Comunicação & Educação, v. 12, n. 2, p. 109-112, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v12i2p109-112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37645. Acesso em: 15 set. 2020.

CHEMI, Tatiana; KASTBERG, Peter. Education through theatre: Typologies of Science Theatre. Revista Applied Theatre Research, v. 3, n. 1, p. 53-65, 2015. DOI: https://doi.org/10.1386/atr.3.1.53_1. Disponível em: https://intellectdiscover.com/content/journals/10.1386/atr.3.1.53_1. Acesso em: 15 set. 2020.

COSTICHE, Samuel W.S; KEMPER, Diheiny C.; GOMES, Ana K. S.; FRARE. Ayessa L.; CEZARO, Dinara E. R.; FIRBIDA, Janaina; BAUMGARTEN, Letícia L.; MENDES, Mayara L.; ALMEIDA, Wesley D.; MARTINS, Victória A.; SILVA, Ana Paula Ramão da; PARISOTO, Mara Fernanda; FRIEDRICH, Leidi Cecília. Dramatização e experimentação como recursos didáticos para o ensino e divulgação de ciências naturais. Revista Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 61-67, 2019. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a12.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

FELIPPE, Mariana Gonçalves; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Prática teatral no ensino de ciências: limites e possibilidades. Revista Educação & Formação, v. 2, n. 5, p. 147-163, 2017. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/141. Acesso em: 05 out. 2020.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. Análise Textual Discursiva: Uma Ampliação de Horizontes. Ijuí: Unijuí, 2022.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. O Fenômeno da Descrição na Análise Textual Discursiva: a Descrição Fenomenológica como Desencadeadora do Metatexto. VIDYA, v. 41, n. 1, p. 77-91, 2021. DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3588. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3588. Acesso em: 05 out. 2022.

JAPIASSU, Ricardo. A linguagem teatral na escola: pesquisa, docência e prática pedagógica. Campina: Papirus, 2007.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. 7 ed. Campinas: Papirus, 2008.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; SILVA, Dionatan Menezes da; NASCIMENTO, Renatha Cristhina Fraga do; YAMASHITA, Miyuki. O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4294. Acesso em: 10 out. 2021.

MARTINS, Steffany Temóteo; FERNANDES, Carolina dos Santos. O teatro científico: uma estratégia didática para o ensino de química. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4022. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022. Acesso em: 10 out. 2021.

MELO, Énery Gislaine de Sousa. Uma abordagem à História e Filosofia da Ciência em um curso de Licenciatura em Física: analisando as contribuições do Teatro Científico Experimental. In: UFCG/UEPB. 16º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2018, Campina Grande. Anais… Paraíba: UFCG, 2018. Disponível em: https://www.16snhct.sbhc.org.br/resources/anais/8/1534286428_ARQUIVO_ArtigoCompletoSNHFC2018_14082018.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MONTIN, Fabiana. A experiência estética como reduto para ética: diálogos com a educação. In: SANTOS, Karine; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. (Des)amarrando os nós da educação social: práticas de educadoras e educadores sociais. Novo Hamburgo: Feevale, 2019. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/5ea1a955-620e-4373-8539-6cad50707a1d/E-book_(Des)amarrando%20os%20nós%20da%20educação%20social%20.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Rev. e Ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MOREIRA, Leandro Maciel; MARANDINO, Martha. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 511 – 523, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YyB6W5VrMT4qMfG9YGryXrB/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.

ØDEGAARD, Marianne. Dramatic science: A critical review of drama in science education. Studies in Science Education, v. 39, n. 75, p. 75-101, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/03057260308560196. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057260308560196. Acesso em: 15 set. 2020.

PALMA, Carlos. A arte e ciência no palco. História, Ciência, Saúde, Manguinhos, v. 13, p. 233-246, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702006000500014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/Tv9tBCpPFx6zkVYZLKFVLTP/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2020.

SANTOS, Alexandre Rodrigues dos; GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A análise textual discursiva na pesquisa em educação química: a categorização como possibilidade de ampliação de horizontes. Revista Iniciação & Formação Docente, Uberaba, v. 4, n. 2, p. 167-178, 2017. DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2250. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/2250. Acesso em: 19 nov. 2020.

SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões acerca da hermenêutica na análise textual discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 31, n. 100, p. 33-55, 2016. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6395. Acesso em: 19 nov. 2020.

SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A categoria na análise textual discursiva: sobre método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 514-538, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/130. Acesso em: 19 nov. 2020.

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf. Acesso em: 05 mai. 2022.

ZANETIC, João. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643654. Acesso em: 15 out. 2020.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

FRARE, A. L.; FRIEDRICH, L. C.; SOUSA, R. S. de. O TEATRO EM PRODUÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS: a teatralização como diálogo ético para a (auto)compreensão. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7349. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7349. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua