O TEATRO EM PRODUÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS: a teatralização como diálogo ético para a (auto)compreensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7349

Palavras-chave:

Teatro, Lúdico, Educação em Ciências , Dramatização

Resumo

Neste trabalho, abordamos como vem sendo utilizado o teatro em produções científicas de Educação em Ciências. Para isso, buscamos artigos em revistas de Ensino de Ciências brasileiras de Qualis A1, A2, B1 e B2 da área de Ensino da CAPES (Quadriênio 2013-2016) que contivessem os descritores “Teatro” e “Lúdico”. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise das informações com a pergunta de pesquisa “como o teatro tem sido utilizado no âmbito das produções em Educação em Ciências?”. Percebemos que o teatro busca através de diálogos e contextualização o conhecimento científico e a criatividade, a tomada de decisões com base no conhecimento científico e conflitos moral que promovem um exercício da ética. Com a criatividade, tem-se uma abertura à compreensão da ciência, tornando o aluno protagonista em sua aprendizagem. Esses fatores tornam o teatro algo maior que o ensino de conceitos, de utilização como instrumento e metodologia de aprendizagem. O teatro fomenta uma educação estética que aposta em uma educação para a sensibilidade, que preserva e reconhece o outro no processo ético de diálogo. É, portanto, uma experiência de autoformação.

Biografia do Autor

Ayessa Luiza Frare, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Exatas - Habilitação em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leidi Cecilia Friedrich , Universidade Federal do Paraná

Professora Associada do Departamento de Engenharias e Exatas (DEE) do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2011) e Pós-Doc em Físico-Química pela Universidade de São Paulo.

Robson Simplicio de Sousa , Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela FURG, Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

FRARE, A. L.; FRIEDRICH, L. C.; SOUSA, R. S. de. O TEATRO EM PRODUÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS: a teatralização como diálogo ético para a (auto)compreensão. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7349. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7349. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua