UMA PEQUENA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA: a invenção do Brasil e o desenvolvimento do seu capitalismo tardio e dependente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7370

Palavras-chave:

Luta de classes , Trabalho ontológico, Desantropomorfização

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar à comunidade acadêmica uma síntese do que foi elaborado por seus construtores no curso de mestrado e doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE/Conceito CAPES 5). O artigo vem à lume a partir da confrontação de nossa compreensão do valor ontológico da categoria do trabalho com a concretude da realidade capitalista. Apresenta ainda um preâmbulo do desenvolvimento do trabalho explorado no Brasil a partir de uma pesquisa bibliográfica de cariz qualitativa em que se tomou como objeto de pesquisa a desantropomorfização do trabalho em seu amplo espectro. Tem como objetivo discutir acerca do desenvolvimento do capitalismo tardio no Brasil à luz da perspectiva crítica marxiana-lukácsiana tomando como bússola, as categorias trabalho, dada a centralidade na constituição da sociabilidade humana, e educação, que configura enquanto práxis relacionada diretamente à ação dos indivíduos na teia social. Visando a uma melhor compreensão do modus operandi capitalista atual, este estudo, de natureza metodológica bibliográfica e de cariz qualitativa, é o resultado de inquietações surgidas durante a nossa atuação enquanto pesquisadores da categoria analítica do trabalho estratificado sob o escopo onto-histórico. Por compreendermos que este é o mais fidedigno com a concretude do real, e anuentes com Netto (2011), escolhemos o método marxiano para fundamentar a nossa escrita. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que o valor ontológico do trabalho vem sendo eivado em sua candura e, por conseguinte, adotando uma feição desantropomórfica vide os processos de educação e, assim, uma postura desumanizante.

Biografia do Autor

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência em ser bolsista de Iniciação Artística (2018); Iniciação Científica (2019-2020); de Residência Pedagógica (2020-2021); e de Monitoria Acadêmica na disciplina Didática Geral – I (2021-2022). 

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pelo Progrma de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - IFCE(2019). Especialista em Docência em Geografia e práticas pedagógicas (2018). Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Trabalhou como professora de Geografia, Filosofia, Sociologia e História da rede particular e municipal de ensino de Fortaleza, lecionando em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora efetiva de Geografia - Secretaria da Educação Básica do Ceará, como lotação em uma Escola de Educação Profissional. Desenvolve pesquisa sobre o trabalho docente, particularmente nas Escolas Estaduais de Educação Profisssional do Estado do Ceará. 

Cristiane Maria Abreu Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. 

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

OLIVEIRA PAULINO, F. G. de; DOS SANTOS PEREIRA, M. E. K.; ABREU LIMA, C. M. UMA PEQUENA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA: a invenção do Brasil e o desenvolvimento do seu capitalismo tardio e dependente. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–24, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7370. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7370. Acesso em: 28 abr. 2024.

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