O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7550

Palavras-chave:

Educação Básica, Práticas Docentes, Anos Iniciais, Ensino de História, Museu

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma revisão integrativa de literatura sobre o museu como possibilidade na elaboração de práticas docentes no Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos consistiram em identificar a síntese atual das pesquisas sobre a temática, observar as metodologias utilizadas, ampliar o referencial teórico, criar hipóteses e estabelecer estratégias para futuras pesquisas. Para tanto, primeiro o artigo contextualiza o Ensino de História, bem como sua importância. Depois, coloca em debate o currículo da disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos oficiais em diálogo com autores que analisam a temática. Na sequência, apresenta-se o museu como possibilidade de diversificação de fontes no ensino de História para, por fim, discorrer sobre os dados e análises da revisão integrativa de literatura. Concluiu-se que o ensino de História a partir do museu como recurso didático não pode ser mobilizado de forma assistemática, mas sim a partir de um planejamento prévio do professor, de forma intencional. 

Biografia do Autor

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Gabrieli de Assis Marcolino, Governo do Estado de São Paulo

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora de História do Governo do Estado de São Paulo.

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2023-06-09

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