O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7550

Palavras-chave:

Educação Básica, Práticas Docentes, Anos Iniciais, Ensino de História, Museu

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma revisão integrativa de literatura sobre o museu como possibilidade na elaboração de práticas docentes no Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos consistiram em identificar a síntese atual das pesquisas sobre a temática, observar as metodologias utilizadas, ampliar o referencial teórico, criar hipóteses e estabelecer estratégias para futuras pesquisas. Para tanto, primeiro o artigo contextualiza o Ensino de História, bem como sua importância. Depois, coloca em debate o currículo da disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos oficiais em diálogo com autores que analisam a temática. Na sequência, apresenta-se o museu como possibilidade de diversificação de fontes no ensino de História para, por fim, discorrer sobre os dados e análises da revisão integrativa de literatura. Concluiu-se que o ensino de História a partir do museu como recurso didático não pode ser mobilizado de forma assistemática, mas sim a partir de um planejamento prévio do professor, de forma intencional. 

Biografia do Autor

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Gabrieli de Assis Marcolino, Governo do Estado de São Paulo

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora de História do Governo do Estado de São Paulo.

Referências

ABUD, Katia Maria. Ensino de História. São Paulo: Cengage Leanirng, 2010.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. Ed Cortez, 2° Ed. São Paulo, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CARNIEL, Francislaine Soledade. O lugar da história nos anos iniciais da base nacional comum curricular. Anais do 3º Simpósio Nacional de História. ANPUH-BRASIL. Recife, 2019. Disponível em: https://www.snh2019.anpuh.org/resources/anais/8/1564629757_ARQUIVO_FRANCISLAIN

ESOLEDADECARNIELOLUGARDAHISTORIAESCOLARNABNCCANOSINICIAISANPUH.pdf

Acesso em: 02 maio 2023.

CASTANHO, Sérgio. Teoria da história e história da educação – por uma história cultural não culturalista. Campinas: Editora Autores Associados, 2010.

COMPAGNONI, Alamir Muncio. Em cada museu que a gente for carrega um pedaço dele: compreensão do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 134 p. 2009. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/20667/alamir_out.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 maio 2023.

COMPAGNONI, Alamir Muncio. “Aula-visita” ao museu paranaense: narrativa e consciência histórica. Cadernos PDE, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1405-8.pdf Acesso em: 21 set. 2022.

FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e Ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

FONSECA, Selva Guimarães. A história na educação básica: conteúdos, abordagens e metodologias. Anais do I Seminário nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7168-3-4-historia-educacao-basica-selva/file. Acesso em: 02 maio 2023.

FRANCO, Aléxia Prado; SILVA JUNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARAES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino em Revista, p. 1016-1035, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46455/24952. Acesso em: 02 maio 2023.

GONÇALVES, Telma Lasmar. Lazer é prazer. Museu dá prazer? Uma análise da relação do morador de Niterói com o seu Museu de Arte Contemporânea. Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, p. 26-40, 2006. Disponível em: https://antigo.museus.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Musas2.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira. O Processo de Comunicação em Museus. Cadernos Museológicos Rio de Janeiro: Fundação Nacional pro-Memória, 1989, v.1, p. 65-90.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860. Acesso em: 03 maio 2023.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-SP, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

LIMA, Ebbe Humberta Fernandes.; BARBOSA, Patrícia da Silva; KARLO-GOMES, Geam. Imaginário social e educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro (ECSAB): mapeamento e reflexão em torno de uma confluência teórica. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6421. Acesso em: 02 maio 2023.

MANOEL, Ivan A. O ensino de história no Brasil: do colégio Pedro II aos parâmetros curriculares nacionais. Conteúdos e didática de História, 2012. Disponível em http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/46194. Acesso em 25 ago. 2022

MARIA, Fábio Genésio dos Santos. O ensino de história em ambientes não-formais: o museu como ambiente educativo. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Bauru, p. 169. 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191437/maria_fgs_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 27 abr. 2023.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, v. 2, n. ja/dez. 1994, p. 9-42, 1994. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/cjxGJjRFfbKxLBfGyFFMwVC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 maio de 2023.

OLIVEIRA, Marcela Cristina Gonçalves de; RAMOS, Ligia Aparecida; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Pedagogia Histórico-Crítica, formação e Práticas docentes na educação Básica. In: PEREIRA, Ana Lúcia; SOUZA, Antonio Carlos de; GABRIEL, Fábio Antonio; BRÍGIDO, Edimar; MARTINEZ, Flávia Wegrzyn Magrinelli. (orgs.). Ágora: Fundamentos Epistemológicos e pesquisas avançadas em Educação. v. 6- Itapiranga: Schreiben, 2022, p. 87-104. Disponível em: https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_a685012ba02341059af0968dd021cda1.pdf. Acesso em 02 maio 2023.

PACHECO, Ricardo de Aguiar. O museu como lugar de aprendizagem: o tempo histórico. In: Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis, SC. Anais eletrônicos. Florianópolis, SC: ANPUH, v. 1. p. 1-7. 2015. Disponível em: https://siposg.furg.br/selecao/download/1123/museu_lugar_aprender.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

ROCHA, Leonardo Vinícios Kopke da. Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no museu Mineiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p.103. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREHSS/1/texto_oficial_i.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

SANTANA, Douglas Proença de. Museu como ferramenta pedagógica: o caso do museu arqueológico e histórico de Coxim/ MS. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 156 p., 2017. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3220/1/Museus%20como%20ferramenta%20pedag%c3%b3gia%20%20o%20caso%20do%20museu%20arqueol%c3%b3gico%20e%20hist%c3%b3rico%20de%20CoximMS.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.

SANTOS, Anderson Cunha. Patrimônio cultural e história local: a educação patrimonial como estratégia de reconhecimento e fortalecimento do sentimento de pertença à cidade de Contagem. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 118 p., 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARJHHB/1/disserta__o_mestrado___anderson_cunha_santos.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; ONÓRIO, Wanessa

Odorico. Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 2, p. 961-978, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14326/9795. Acesso em: 02 maio 2023.

SCHNEIDER, Simone Weber Cardoso; LEON, Adriana Duarte. A história do ensino de História no Brasil. Plurais, v. 7, p. 1-16, 29 jun. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990/9920. Acesso em: 02 maio 2023.

SESTELO, Fernando Antonio da Silva. Museu virtual: intermediação tecnológica do acervo didático para o ensino da História. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação) Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 119 p., 2019. Disponível em: https://redepub.geotec.uneb.br/wp-content/uploads/2022/08/DEFESA_FERNANDO-SESTELO_MUSEU-DIGITAL-COM-INTERMEDIACAO-TECNOLOGICA-NO-ENSINO-DA-HISTORIA.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.

SILVA, Gercimária Sales da. Educação Patrimonial: ação educativa no Museu Casa Margarida Maria Alves – Alagoa Grande/PB. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 170 p., 2019. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3592. Acesso em: 02 maio 2023.

SILVA, Marcelo Prudente. Museu afro comunitário filhos de Obá: desenho coletivo de um dispositivo pedagógico digital para reafirmação identitária. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tiradentes, ARACAJU, 99 p., 2020. Disponível em: https://mestrados.unit.br/pped/wp-content/uploads/sites/2/2021/01/DISSERTA%C3%87%C3%83O-Marcelo-Prudente-FINAL.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 31, n. 60, 2010, p. 13-33. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/BNrRjXq9PSpHSvJYRmf83hS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 maio 2023.

SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, n. 8 (1) • Jan./Mar., 2010, p. 102-106. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2022.

VIANNA, Catia Maria Souza de Vasconcelos. Práticas culturais em museus: Educação continuada para professores da EJA. Teias. v. 15. n. 35. p. 108-131. 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24406. Acesso em: 02 maio 2023.

VIEIRA, Marli Teresinha Paes. Um olhar genealógico sobre as práticas educativas do museu Thiago de Castro de Lages (SC) e sua relação com o ensino da disciplina de História. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Planalto Catarinense. Lages – SC, 119 p. 2017. Disponível em: https://data.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/dissertacoes/e919d8be32457c2107f345e2b56ef846.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

ZARBATO, Jaqueline Martins. Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras. Tempo e Argumento, v. 1, 2013, p. 134-152. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/viewFile/2175180305092013134/2503. Acesso em: 02 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-09

Como Citar

CAMPOS MARIANO RUCKSTADTER, V.; DE ASSIS MARCOLINO, G. O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7550. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7550. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua