PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7551

Palavras-chave:

Educação Intergeracional. Idadismo. Programas.

Resumo

O aumento da longevidade apresenta oportunidades para o contato entre gerações e, ao mesmo tempo, desafios na identificação de estereótipos, preconceitos e discriminações relacionados ao envelhecer e a velhice. Esse estudo tem como objetivo analisar as dimensões sobre a Educação Intergeracional apresentada na revisão literária científica brasileira. Observou-se que os fatores estruturantes relacionados às ambiências, os programas intergeracionais promotores de solidariedade entre gerações e uma Educação Intergeracional ao longo do curso da vida foram dimensões destacadas nos estudos. Conclui-se que uma Educação Intergeracional deva ser baseada no fortalecimento da cidadania participativa, diálogo entre as gerações, celebração da diversidade etária e na solidariedade.

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Biografia do Autor

Rosana Eulâmpio de Moraes, Universidade de Brasília

Professora de Artes Visuais, com experiência de 27 anos em sala de aula. Meu interesse, investigação e pesquisa está na área de intergeracionalidade. Quais as relações entre gerações é incentivada para fomentarmos qualidade de vida, bem-estar e respeito entre as pessoas? Estou empenhada em alguns estudos e suas lacunas sobre a Educação Intergeracional para todas as gerações.
Minha pesquisa de mestrado tem como tema Educação Intergeracional ao longo do curso da vida, conceitos teóricos e programas. Mestranda pela Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Intergeracional -PPGDSCI- CEAM -UnB

Rebeca Carmo de Souza Cruz, Universidade de Brasília

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília, Mestra em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Glasgow, Especialista em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz em Brasília e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Realiza pesquisas em economia da saúde, demografia da saúde, desigualdades em saúde, avaliação de sistemas de saúde e segurança alimentar e nutricional.

Leides Barroso Azevedo Moura, Universidade de Brasília

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), licença registrada (RN) pelo New York Board of Education-USA (2000-2025). Post Doutoral Study at University College London (2014), Post Doctoral study at the Office of Global Health Education at Weil Cornell Medical College (2018). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos (2001). Enfermeira de Saúde Pública do Departamento de Saúde de Nova York por seis anos. Professora Associada da Universidade de Brasília. Orienta trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado em temas relacionados à potência e desafios do envelhecer, isolamento social e solidão de pessoas idosas, ageismo e e interseccionalidades, violência contra pessoa idosa, determinantes sociais de saúde e promoção de saúde. Coordena o Grupo de Trabalho "Envelhecimento Saudável e Participativo" (GTESP-DAC-DASU) da Universidade de Brasília, a articulação Centro Oeste da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e o Projeto de Extensão de Ação Contínua "Construindo uma universidade para todas as idades"

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

EULÂMPIO DE MORAES, R.; CARMO DE SOUZA CRUZ, R.; BARROSO AZEVEDO MOURA, L. PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL PARA TODAS AS GERAÇÕES. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–16, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7551. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7551. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida