FORMAÇÃO DO LEITOR INICIANTE NA EJA: direito à educação ao longo da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7751

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação do leitor iniciante, Direito à educação ao longo da vida

Resumo

O presente artigo tem como tema a formação do leitor iniciante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) considerando-a como um direito à educação ao longo da vida. O objetivo foi consolidar uma revisão sistemática (RS) de trabalhos realizados entre os anos de 2017 a 2022. Metodologicamente, a RS partiu de um universo de trinta e quatro artigos e, depois do refinamento, identificamos vinte e sete, sendo realizada a análise de dez para este artigo. Os resultados nos mostram que, por vezes, essa formação ocorre buscando levar em conta os conhecimentos prévios dos estudantes, e tendo como apoio as ideias de Paulo Freire para esse público. Já, por outro lado, também há ocorrências de uma abordagem técnica focando apenas em codificar e decodificar o sistema de escrita. A RS ressaltou que ainda existe um longo caminho a ser percorrido e explorado em relação a formação de leitores na EJA, quando se trata da perspectiva do direito à educação ao longo da vida.

Biografia do Autor

Dra. Mônica de Ávila Todaro, Universidade Federal de São João del-Rei.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Pós-doutorado na USP. Docente do Departamento de Ciências da Educação na Universidade Federal de São João del-Rei. Líder do grupo de pesquisa NECCEL.

Dayana Sottani, Universidade Federal de São João del-Rei.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Larissa Silva do Carmo, Universidade Federal de São João del-Rei.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

DE ÁVILA TODARO, M.; SOTTANI, D.; SILVA DO CARMO, L. FORMAÇÃO DO LEITOR INICIANTE NA EJA: direito à educação ao longo da vida. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–23, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7751. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7751. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida