MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida

Autores

  • Iandra Fernandes Caldas Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lúcia Pessoa FAPERN - Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN https://orcid.org/0000-0001-6589-9879

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7784

Palavras-chave:

Formação, Desenvolvimento Profissional Docente, Memória

Resumo

Este trabalho é um recorte de algumas discussões e análises de dados empíricos que foram aprofundadas na tese intitulada “No tear do tempo, tecer memórias, (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN de Pau dos Ferros”, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Rio Grande do Norte. O foco de interesse está na construção da narrativa de uma professora aposentada do Departamento de Educação do Campus e instituição mencionados, de forma a estabelecer um diálogo com suas percepções acerca da profissão e das escolhas feitas ao longo de sua vida, tendo em vista o processo de (re) memoração, formação e desenvolvimento profissional, que emergem como categorias teóricas. O conteúdo memorialístico trazido pela professora foi apreciado através de uma abordagem qualitativa, tendo a História Oral Temática como metodologia de pesquisa e a entrevista temática semiestruturada como principal ferramenta para a coleta dos dados e constituição do corpus. Para a análise foram elegidos como marcos: a voz do sujeito, a situação dialógica e a negociação de sentidos. Entende-se, a partir daí, que a formação e o desenvolvimento profissional docente constituem um processo, vão se configurando no decorrer das trajetórias individuais que se fazem socialmente. Por meio das narrativas, é possível interpretar fragmentos da história social, partindo da subjetividade de uma história individual, pois o (re)memorador, ao mesmo tempo que faz aparecer a imagem de si.

Biografia do Autor

Lúcia Pessoa, FAPERN - Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

Graduada em Pedagogia (1987-1992) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização (1998-1999), Mestrado (2000-2002) e Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002-2005). Pós-Doutoramento no Laboratoire d'Etudes Romanes, na Équipe de Linguistique des Langues Romanes na Université Paris 8, France (2010-2011). Professora aposentada como adjunto IV do Departamento de Educação. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa/UERN (2007-2013). Líder-Fundadora (2005) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE), membro do GPET e líder-fundadora do Grupo Núcleo de Estudos em Educação - NEEd (2000/2004); coordenou e atuou como docente no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da criação até 2023. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Desenvolve pesquisas articuladas ao ensino e à inovação, orientando trabalhos acerca do ensino-aprendizagem da (auto) formação do leitor e memórias. Proponente/Idealizadora e Coordenadora Geral do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) de 2007 a 2018; Ex-Presidente-Fundadora da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade promotora dos Fóruns Internacionais de Pedagogia (FIPEDs), nas gestões consecutivas (2008-2012). Secretariou a AINPGP (2017-2021); Foi membro do CTC-EB/CAPES e Aux. de Pesquisa na BNCC/MEC. Consultora na área de Ensino/CAPES (2014-2022). Coordenou Subprojeto PIBID Pedagogia/CAPES. Coordenou o Programa de Residência Pedagógica. Presidiu a Sociedade Filarmônica Pauferrense - SFP por duas gestões (2014-2020), entidade responsável pela Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP). Atuou na Assessoria Técnica na Escola de GoveRNo "Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales", coordenando projetos institucionais (SEAD/FAPERN) na área de inovação na gestão pública (2019-2021). Atuou como Diretora-Presidente da FAPERN (2022-2023). Atualmente assume como Pesquisadora a Coordenação do Projeto de Inovação da SEAD/EGRN/FAPERN.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

FERNANDES, I. F. . C.; SAMPAIO, M. L. P. S. MEMÓRIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: construindo aprendizagens ao longo da vida. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–25, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7784. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7784. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida