APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida

Autores

  • Mônica de Ávila Todaro Universidade de São João del-Rei (UFSJ) - Minas Gerais - Brasil
  • Áurea Eleotério Soares Barroso Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo - Brasil

Palavras-chave:

Apresentação do Dossiê

Resumo

O envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.
A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.
O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-28

Como Citar

DE ÁVILA TODARO, M.; ELEOTÉRIO SOARES BARROSO, Áurea. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, 2023. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida