Identidades e representações do urbano na imprensa: um estudo sobre a “cidade da Oktoberfest” no Vale do Paranhana (RS, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2017.47.06

Palavras-chave:

Palavras-chave, Cidades, Biopolítica, Vida, Morte.

Resumo

O estudo analisa as imagens construídas sobre o município de Igrejinha/RS, nas publicações do seu principal jornal local, no período de 2014 – momento em que o município completa seu 50º aniversário de emancipação. Buscou-se compreender os recursos utilizados pela imprensa para produzir e difundir determinadas imagens sobre Igrejinha, que tiveram como objetivo difundir representações sobre o município, diretamente associadas às comemorações da Oktoberfest. Nessa perspectiva, constatou-se que existe um olhar positivo sobre a cidade, a partir das publicações do seu principal veículo de comunicação, uma vez que, em sua maioria, as notícias exaltam seu potencial cultural, turístico, industrial e  empresarial, procurando, com isso, contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutor em História. Possuí graduação e mestrado em História. É professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Elisete de Souza Ramão Paz, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas – (FACCAT) e especialização em Comunicação Corporativa – Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF).

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigos