Museu das Ilhas, Porto Alegre/RS, Brasil

Um exercício museal comunitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.54.10

Palavras-chave:

Museologia social, Educação para o Patrimônio, Museu das Ilhas de Porto Alegre, RS

Resumo

O artigo analisa como a comunidade da Ilha da Pintada se apropria do Museu das Ilhas de Porto Alegre, RS, para promover um exercício crítico e propositivo sobre a realidade.  Descreve a problemática do Bairro Arquipélago, invisível para os moradores de outras regiões da cidade. Fundamentado no conceito de fato museal, considera a relação entre o homem que conhece e a realidade em que age e pertence. Discute o Museu como problematizador da realidade e produtor de sentidos e destaca o papel do inventário participativo na sua criação. Mostra como o Museu se converteu num ponto de memória local a partir de ações de Educação para o Patrimônio. Revela como o Museu adaptou-se à pandemia, ao utilizar-se das redes sociais para se aproximar da comunidade. Conclui que as pessoas são seu maior patrimônio, e que ele se tornou um espaço de articulação e resistência da comunidade mediante a constituição de um sentimento de pertença.  

Biografia do Autor

Ana Carolina Gelmini de Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Museóloga (UNIRIO) mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMusPa/UFRGS). 

Ana Maria Dalla Zen, Curso de Museologia e PPGMUSPA/UFRGS

Licenciada em História (UFRGS), mestre em Educação (UFRGS), doutora em Comunicação (USP). Professora titular aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade, como professora colaboradora. 

Downloads

Publicado

2021-06-16